Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21726
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um destino irremediável? tragédia e política no Édipo Rei de Pasolini
Autor(es)/Inventor(es): Hentzy, Victor Luiz da Silva
Orientador: Corpas, Danielle dos Santos
Resumo: Este trabalho visa a identificar as afinidades entre a estética do filme Edipo Re (1967), de Pier Paolo Pasolini, e o início da hegemonia do neoliberalismo. A relação justifica-se pela conjunção de temporalidades que o filme apresenta, culminando, em seu fim, na modernidade, especificamente na Bolonha dos anos 1960. Entram aqui não tanto como justificação, mas como caminho de investigação, as intervenções políticas do autor reunidas em seus Escritos Corsários (1975), que apresentam análises muito atentas às movimentações políticas, sociais e culturais de seu tempo, bem como certos diagnósticos para o futuro. Nesse último ponto, o célebre “Artigo dos vaga-lumes” (1975) nos foi de grande importância e, por isso, neste trabalho, os comentários a respeito de suas intervenções políticas concentram-se sobretudo nesse texto, tendo os demais apenas um ou outro aspecto comentado com certa brevidade. Aqui, a análise do vínculo entre a forma do filme, particularmente de sua relação com a estética trágica, e processo social tem por intuito desamarrar certos nós que o filme apresenta e tentar identificar se haveria alguma posição propositiva aos novos tempos que se avizinhavam. Assim, compreendendo o caráter irremediável do destino (que culmina em catástrofe) como marca das tragédias, e vendo o filme do ângulo de suas relações com o processo histórico em curso, a questão que fica é se Edipo Re de fato encararia o prognóstico catastrófico dos limites do desenvolvimento das forças produtivas, apontado por tantos autores como dado inevitável ou se haveria, mesmo que minimamente, um horizonte de esperança. Tenta-se identificar ou clarificar tudo isso por meio da economia estética do longa-metragem. Para isso, atenta-se para a análise do filme, para a leitura de sua fortuna crítica, bem como da obra de Pasolini como um todo, e também a leitura de obras clássicas sobre a tragédia e o trágico e sobre a nova razão do mundo - neoliberalismo, capitalismo tardio ou, se quisermos usar um termo pasoliniano, “novo fascismo”.
Palavras-chave: Estética
Literatura grega clássica
Poesia
Analise do discurso
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA HISTORICA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Francês

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