Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21762
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise da lipemia pós-prandial e índices cardiometabólicos em indivíduos de Nova Friburgo-RJ
Autor(es)/Inventor(es): Tavares, Sâmela Caetano
Orientador: Braga, Fernanda Amorim de Morais Nascimento
Coorientador: Macedo, Francine dos Santos
Resumo: A lipemia pós-prandial (LPP), avaliada pelo teste de tolerância oral à gordura (TTOG), parece ser um bom preditor do risco cardiovascular e da aterosclerose comparada ao triglicerídeo (TG) em jejum, e a TG sérica é avaliada após sobrecarga de gordura. Além disso, os indivíduos com doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA) têm um risco acrescido de doenças cardiometabólicas. Objetivou-se avaliar o shake hiperlipídico para o TTOG e investigar dois índices cardiometabólicos da DHGNA e LPP. Os participantes fizeram jejum (10h), tiveram a amostra de sangue coletada por venopunção, ingeriram o shake hiperlipídico (75g de gordura, 25g de carboidratos, 11g de proteína), e tiveram outra amostra de sangue recolhida 4h depois. Os participantes foram classificados de acordo com resultado do TG jejum e pós-prandial (pp) sendo agrupados como normais (N) ou alterados (A): N/N (TG em jejum <150mg/dL; TG pp <220mg/dL), N/A (TG em jejum <150mg/dL; TG pp ≥220mg/dL), e A/A (TG em jejum ≥150mg/dL; TG pp ≥220mg/dL). O produto TG e glicose (TyG) e índice de fígado gorduroso (FLI) foram avaliados. A análise de dados foi feita por programas estatísticos (GraphPad Prism e SPSS) e considerou-se o P<0,05 como significativo. O shake hiperlipídico teve boa aceitação e foi capaz de aumentar a concentração sérica de TG pp sem causar hipoglicemia. Os participantes não relataram efeitos adversos e tiveram uma avaliação sensorial positiva à refeição. Todos os índices cardiometabólicos aumentaram no grupo A/A em comparação aos grupos N/N e N/A . Para o FLI, houve diferença entre os grupos N/N e N/A (P=0,0044), entre N/N e A/A (P<0,0001) e entre N/A e A/A (P=0,03). A média obtida pelo grupo N/N foi de 27,37±24,34, enquanto o N/A apresentou 50,06±31,09 e A/A 71,47±24,34. O shake hiperlipídico utilizado no presente estudo pode ser considerado em novas pesquisas e a LPP parece estar associada aos índices hepáticos da DHGNA. Estes dados reforçam a importância de investigar a interação entre o risco cardiovascular e o metabolismo hepático, especialmente em indivíduos com TG jejum normal mas com TG pós prandial alterado.
Palavras-chave: Fatores de risco de doenças cardíacas
Hiperlipidemias
Período pós-prandial
Biomarcadores
Fígado gorduroso
Heart disease risk factors
Hyperlipidemias
Postprandial period
Biomarkers
Fatty liver
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Unidade produtora: Instituto de Alimentação e Nutrição
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Nov-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TAVARES, Sâmela Caetano. Análise da lipemia pós-prandial e índices cardiometabólicos em indivíduos de Nova Friburgo-RJ. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCTavares.pdf3.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.