Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21827
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Passos, Rachel Gouveia | - |
dc.contributor.author | Braga, Tharine Soares | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T22:27:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-27 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Tharine Soares. A questão étnico-racial na formação em serviço social: problematizações a partir dos indicadores sociais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21827 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Conflitos étnicos | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.title | A questão étnico-racial na formação em serviço social: problematizações a partir dos indicadores sociais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise da inserção da questão étnico-racial no processo de formação em Serviço Social e as problematizações, a partir do estudo de indicadores sociais, acerca da desigualdade racial no Brasil. Em face do nefasto processo de formação social sob a égide do escravismo colonial, percebe-se que o pertencimento étnico racial funciona como um dos fatores que condicionam determinados grupos raciais a uma condição de maior vulnerabilidade social. A assimilação de teorias racistas pelo Brasil, combinada com a adoção de medidas políticas, econômicas e sociais inviabilizam o acesso da população negra a direitos em todas as esferas da vida social. A análise dos indicadores sociais, no presente, revela que esta parcela da classe trabalhadora permanece na condição de marginalização e desvantagem, observáveis ainda nos dias atuais. A ausência do debate acerca da questão étnico-racial, a baixa produção acadêmica sobre o tema e a não incorporação do mesmo na grade curricular como disciplina obrigatória pode comprometer a formação profissional, tendo em vista a perspectiva de totalidade na investigação dos processos sociais, criticidade e intervenção profissional calcada na busca pela equidade, conforme previsto nas normativas da categoria dos Assistentes Sociais. Utiliza-se da revisão bibliográfica de pesquisas acerca da questão racial no âmbito do Serviço Social e a análise de estatísticas socioeconômicas em nível nacional. Ademais, observa-se a grade curricular do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o objetivo de identificar a alocação de disciplina ou ementa que contenham a questão racial como tema central. Além disso, o trabalho apresenta uma análise da produção de pesquisas acadêmicas relativas ao tema no programa de pós-graduação daquela Instituição. A partir desta metodologia constatam-se os avanços obtidos bem como as barreiras que a categoria dos Assistentes Sociais ainda precisa transpor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TBraga.pdf | 431.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.