Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21827
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dc.contributor.advisorPassos, Rachel Gouveia-
dc.contributor.authorBraga, Tharine Soares-
dc.date.accessioned2023-10-11T22:27:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:03Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.citationBRAGA, Tharine Soares. A questão étnico-racial na formação em serviço social: problematizações a partir dos indicadores sociais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21827-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectConflitos étnicospt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.titleA questão étnico-racial na formação em serviço social: problematizações a partir dos indicadores sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise da inserção da questão étnico-racial no processo de formação em Serviço Social e as problematizações, a partir do estudo de indicadores sociais, acerca da desigualdade racial no Brasil. Em face do nefasto processo de formação social sob a égide do escravismo colonial, percebe-se que o pertencimento étnico racial funciona como um dos fatores que condicionam determinados grupos raciais a uma condição de maior vulnerabilidade social. A assimilação de teorias racistas pelo Brasil, combinada com a adoção de medidas políticas, econômicas e sociais inviabilizam o acesso da população negra a direitos em todas as esferas da vida social. A análise dos indicadores sociais, no presente, revela que esta parcela da classe trabalhadora permanece na condição de marginalização e desvantagem, observáveis ainda nos dias atuais. A ausência do debate acerca da questão étnico-racial, a baixa produção acadêmica sobre o tema e a não incorporação do mesmo na grade curricular como disciplina obrigatória pode comprometer a formação profissional, tendo em vista a perspectiva de totalidade na investigação dos processos sociais, criticidade e intervenção profissional calcada na busca pela equidade, conforme previsto nas normativas da categoria dos Assistentes Sociais. Utiliza-se da revisão bibliográfica de pesquisas acerca da questão racial no âmbito do Serviço Social e a análise de estatísticas socioeconômicas em nível nacional. Ademais, observa-se a grade curricular do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o objetivo de identificar a alocação de disciplina ou ementa que contenham a questão racial como tema central. Além disso, o trabalho apresenta uma análise da produção de pesquisas acadêmicas relativas ao tema no programa de pós-graduação daquela Instituição. A partir desta metodologia constatam-se os avanços obtidos bem como as barreiras que a categoria dos Assistentes Sociais ainda precisa transpor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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