Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21827
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A questão étnico-racial na formação em serviço social: problematizações a partir dos indicadores sociais
Autor(es)/Inventor(es): Braga, Tharine Soares
Orientador: Passos, Rachel Gouveia
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da inserção da questão étnico-racial no processo de formação em Serviço Social e as problematizações, a partir do estudo de indicadores sociais, acerca da desigualdade racial no Brasil. Em face do nefasto processo de formação social sob a égide do escravismo colonial, percebe-se que o pertencimento étnico racial funciona como um dos fatores que condicionam determinados grupos raciais a uma condição de maior vulnerabilidade social. A assimilação de teorias racistas pelo Brasil, combinada com a adoção de medidas políticas, econômicas e sociais inviabilizam o acesso da população negra a direitos em todas as esferas da vida social. A análise dos indicadores sociais, no presente, revela que esta parcela da classe trabalhadora permanece na condição de marginalização e desvantagem, observáveis ainda nos dias atuais. A ausência do debate acerca da questão étnico-racial, a baixa produção acadêmica sobre o tema e a não incorporação do mesmo na grade curricular como disciplina obrigatória pode comprometer a formação profissional, tendo em vista a perspectiva de totalidade na investigação dos processos sociais, criticidade e intervenção profissional calcada na busca pela equidade, conforme previsto nas normativas da categoria dos Assistentes Sociais. Utiliza-se da revisão bibliográfica de pesquisas acerca da questão racial no âmbito do Serviço Social e a análise de estatísticas socioeconômicas em nível nacional. Ademais, observa-se a grade curricular do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o objetivo de identificar a alocação de disciplina ou ementa que contenham a questão racial como tema central. Além disso, o trabalho apresenta uma análise da produção de pesquisas acadêmicas relativas ao tema no programa de pós-graduação daquela Instituição. A partir desta metodologia constatam-se os avanços obtidos bem como as barreiras que a categoria dos Assistentes Sociais ainda precisa transpor.
Palavras-chave: Formação profissional
Conflitos étnicos
Serviço social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Jul-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BRAGA, Tharine Soares. A questão étnico-racial na formação em serviço social: problematizações a partir dos indicadores sociais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
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