Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21827
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A questão étnico-racial na formação em serviço social: problematizações a partir dos indicadores sociais |
Autor(es)/Inventor(es): | Braga, Tharine Soares |
Orientador: | Passos, Rachel Gouveia |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise da inserção da questão étnico-racial no processo de formação em Serviço Social e as problematizações, a partir do estudo de indicadores sociais, acerca da desigualdade racial no Brasil. Em face do nefasto processo de formação social sob a égide do escravismo colonial, percebe-se que o pertencimento étnico racial funciona como um dos fatores que condicionam determinados grupos raciais a uma condição de maior vulnerabilidade social. A assimilação de teorias racistas pelo Brasil, combinada com a adoção de medidas políticas, econômicas e sociais inviabilizam o acesso da população negra a direitos em todas as esferas da vida social. A análise dos indicadores sociais, no presente, revela que esta parcela da classe trabalhadora permanece na condição de marginalização e desvantagem, observáveis ainda nos dias atuais. A ausência do debate acerca da questão étnico-racial, a baixa produção acadêmica sobre o tema e a não incorporação do mesmo na grade curricular como disciplina obrigatória pode comprometer a formação profissional, tendo em vista a perspectiva de totalidade na investigação dos processos sociais, criticidade e intervenção profissional calcada na busca pela equidade, conforme previsto nas normativas da categoria dos Assistentes Sociais. Utiliza-se da revisão bibliográfica de pesquisas acerca da questão racial no âmbito do Serviço Social e a análise de estatísticas socioeconômicas em nível nacional. Ademais, observa-se a grade curricular do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o objetivo de identificar a alocação de disciplina ou ementa que contenham a questão racial como tema central. Além disso, o trabalho apresenta uma análise da produção de pesquisas acadêmicas relativas ao tema no programa de pós-graduação daquela Instituição. A partir desta metodologia constatam-se os avanços obtidos bem como as barreiras que a categoria dos Assistentes Sociais ainda precisa transpor. |
Palavras-chave: | Formação profissional Conflitos étnicos Serviço social |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO |
Unidade produtora: | Escola de Serviço Social |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 27-Jul-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | BRAGA, Tharine Soares. A questão étnico-racial na formação em serviço social: problematizações a partir dos indicadores sociais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TBraga.pdf | 431.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.