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dc.contributor.advisorFerreira, Gracyelle Costa-
dc.contributor.authorRaymundo, Karla Inajara do Amaral-
dc.date.accessioned2023-10-11T22:44:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:03Z-
dc.date.issued2021-01-01-
dc.identifier.citationRAYMUNDO, Karla Inajara do Amaral. A gente combinamos de não morrer: oralidade, escrevivência, construção da identidade preta. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21829-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleA gente combinamos de não morrer: oralidade, escrevivência, construção da identidade pretapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Vanessa Ribeiro-
dc.contributor.referee2Rocha, Mirela Farias-
dc.contributor.referee3Moreira, Elaine Martins-
dc.description.resumoTrazendo a oralidade como um instrumento de interlocução com a literatura negra-brasileira, sendo estes, universos que parecem distantes, mas que interligam através da oralidade e grafia de mulheres pretas ao longo da história brasileira, podemos perceber como a sociedade se transforma. É pela referência, resistência e resiliência das mulheres pretas que precisamos transcender e entender que o presente precisou/precisa de uma velha base e a possibilidade de mudanças, que consequentemente irá ajudar a direcionar o futuro. Nesse sentido, a educação formal precisa olhar para a oralidade das mulheres pretas e suas escrevivências, valorizando esse legado e não transformando em um espaço de deseducação e desvalorização dos saberes pretos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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