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dc.contributor.advisorSilva, Carolina Machado Cyrillo da-
dc.contributor.authorCardoso, Nicole Moura Cunha-
dc.date.accessioned2023-10-26T15:55:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:02Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARDOSO, Nicole Moura Cunha. Rap, voz da resistência: a música como instrumento de denúncia às opressões sofridas pela atuação das forças policiais militares. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21912-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectDireito de Resistênciapt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectMilitarizaçãopt_BR
dc.subjectForças Policiaispt_BR
dc.subjectRight of Resistancept_BR
dc.subjectHuman Rightspt_BR
dc.subjectMilitarizationpt_BR
dc.subjectPolice Forcespt_BR
dc.titleRap, voz da resistência: a música como instrumento de denúncia às opressões sofridas pela atuação das forças policiais militarespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0095771869278241pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Legale, Siddharta-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867781909554532pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Philippe Oliveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5125892121530411pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Luiza Deschamps Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3159603631452499pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia aborda o rap enquanto instrumento que visa criticar o sistema vigente, por meio da denúncia, a fim de resistir às opressões de forças policiais militares sofridas por um grupo de indivíduos periféricos, favelados e marginalizados da sociedade. Para tanto, será feita uma breve recapitulação sobre a história da polícia e o seu processo de militarização no país, de modo a explicar as raízes dessa instituição, ressaltando o processo de “criação do inimigo”, que deu origem à sua atuação opressora e voltada ao combate. Em seguida, se demonstrará como, diante da ausência de efetivas medidas do Estado para a garantia dos direitos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e pelos Tratados Internacionais dos quais o Brasil é signatário, emerge o direito de resistência. Por fim, este trabalho analisará como o rap, como movimento artístico e social, é uma representação do direito de resistência. A análise terá como base o estudo das letras de diversos rappers, em comparação com o cotidiano periférico e com diversos casos de abusos policiais noticiados no país. Ao fim, restará claro que o rap não se prende às críticas ao sistema, mas também bebe da fonte dos movimentos sociais que visam a ruptura definitiva com as violações aos direitos e o retorno do poder àqueles que o detém — ou deveriam — no papel.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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