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http://hdl.handle.net/11422/21912
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Carolina Machado Cyrillo da | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Nicole Moura Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T15:55:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Nicole Moura Cunha. Rap, voz da resistência: a música como instrumento de denúncia às opressões sofridas pela atuação das forças policiais militares. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21912 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.subject | Direito de Resistência | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Militarização | pt_BR |
dc.subject | Forças Policiais | pt_BR |
dc.subject | Right of Resistance | pt_BR |
dc.subject | Human Rights | pt_BR |
dc.subject | Militarization | pt_BR |
dc.subject | Police Forces | pt_BR |
dc.title | Rap, voz da resistência: a música como instrumento de denúncia às opressões sofridas pela atuação das forças policiais militares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0095771869278241 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Legale, Siddharta | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3867781909554532 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Philippe Oliveira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5125892121530411 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Luiza Deschamps Cavalcanti | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3159603631452499 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia aborda o rap enquanto instrumento que visa criticar o sistema vigente, por meio da denúncia, a fim de resistir às opressões de forças policiais militares sofridas por um grupo de indivíduos periféricos, favelados e marginalizados da sociedade. Para tanto, será feita uma breve recapitulação sobre a história da polícia e o seu processo de militarização no país, de modo a explicar as raízes dessa instituição, ressaltando o processo de “criação do inimigo”, que deu origem à sua atuação opressora e voltada ao combate. Em seguida, se demonstrará como, diante da ausência de efetivas medidas do Estado para a garantia dos direitos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e pelos Tratados Internacionais dos quais o Brasil é signatário, emerge o direito de resistência. Por fim, este trabalho analisará como o rap, como movimento artístico e social, é uma representação do direito de resistência. A análise terá como base o estudo das letras de diversos rappers, em comparação com o cotidiano periférico e com diversos casos de abusos policiais noticiados no país. Ao fim, restará claro que o rap não se prende às críticas ao sistema, mas também bebe da fonte dos movimentos sociais que visam a ruptura definitiva com as violações aos direitos e o retorno do poder àqueles que o detém — ou deveriam — no papel. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
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