Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21912
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Rap, voz da resistência: a música como instrumento de denúncia às opressões sofridas pela atuação das forças policiais militares
Autor(es)/Inventor(es): Cardoso, Nicole Moura Cunha
Orientador: Silva, Carolina Machado Cyrillo da
Coorientador: Legale, Siddharta
Resumo: A presente monografia aborda o rap enquanto instrumento que visa criticar o sistema vigente, por meio da denúncia, a fim de resistir às opressões de forças policiais militares sofridas por um grupo de indivíduos periféricos, favelados e marginalizados da sociedade. Para tanto, será feita uma breve recapitulação sobre a história da polícia e o seu processo de militarização no país, de modo a explicar as raízes dessa instituição, ressaltando o processo de “criação do inimigo”, que deu origem à sua atuação opressora e voltada ao combate. Em seguida, se demonstrará como, diante da ausência de efetivas medidas do Estado para a garantia dos direitos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e pelos Tratados Internacionais dos quais o Brasil é signatário, emerge o direito de resistência. Por fim, este trabalho analisará como o rap, como movimento artístico e social, é uma representação do direito de resistência. A análise terá como base o estudo das letras de diversos rappers, em comparação com o cotidiano periférico e com diversos casos de abusos policiais noticiados no país. Ao fim, restará claro que o rap não se prende às críticas ao sistema, mas também bebe da fonte dos movimentos sociais que visam a ruptura definitiva com as violações aos direitos e o retorno do poder àqueles que o detém — ou deveriam — no papel.
Palavras-chave: Rap
Direito de Resistência
Direitos Humanos
Militarização
Forças Policiais
Right of Resistance
Human Rights
Militarization
Police Forces
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARDOSO, Nicole Moura Cunha. Rap, voz da resistência: a música como instrumento de denúncia às opressões sofridas pela atuação das forças policiais militares. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NMCCardoso.pdf448.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.