Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21951
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Crianças e adolescentes com deficiência intelectual: breve análise da intervenção profissional do Serviço social no Instituto Severa Romana (ISR)
Author(s)/Inventor(s): Espirito Santo, Amanda Nobre do
Advisor: Tenenblat, Mably Jane Trindade
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma reflexão acerca dos principais desafios enfrentados pelo Serviço Social no âmbito da intervenção profissional com famílias de crianças e adolescentes com deficiência intelectual atendidos pelo Instituto Severa Romana (ISR). Fundada em 1969, trata-se de uma associação não governamental beneficente de Assistência Social, reconhecida como utilidade pública federal, estadual e municipal. Cumpre mencionar que o interesse em pesquisar esse tema partiu da experiência em meu campo de estágio, realizado na referida instituição no período de 2018 a 2019. Como instrumentos e técnicas de investigação qualitativa foram privilegiados o diário de campo, o relatório de atividades elaborados no período de estágio, a análise institucional desenvolvida para a disciplina de Orientação Teórico Prática (OTP I), bem como a pesquisa bibliográfica sobre o tema – a partir de leituras de teses, artigos e dissertações de mestrado que abordam a referida temática. Diante do cenário de discriminações, preconceitos e estigmas, por vezes, fruto do desconhecimento e de informações deturpadas sobre a deficiência intelectual, pretende-se conferir maior visibilidade às demandas por direitos dessas pessoas, evidenciando os limites e dificuldades das famílias diante da desproteção e desresponsabilização do Estado em oferecer políticas públicas e sociais para este segmento populacional, deixando, invariavelmente, a responsabilidade a cargo da sociedade civil, como é o caso do Instituto Severa Romana. Por fim, pretende-se, ainda, contribuir para o fomento da produção acadêmica sobre o tema no âmbito do Serviço Social brasileiro.
Keywords: Crianças
Adolescentes
Saúde mental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Apr-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ESPIRITO SANTO, Amanda Nobre do. Crianças e adolescentes com deficiência intelectual: breve análise da intervenção profissional do Serviço social no Instituto Severa Romana (ISR). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AEspiritoSanto.pdf340.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.