Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21958
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A saúde mental dos discentes do ensino superior público: um estudo de caso da UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Anna Carolina Monteiro Vieira da |
Orientador: | Guarany, Alzira Bernardes Mitz |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão se deu a partir da inserção em um Projeto de Pesquisa que se propôs a investigar a saúde mental dos discentes da UFRJ, de forma a poder contribuir com o aprimoramento das políticas de assistência estudantil e fortalecer as ações do movimento estudantil referentes à saúde mental dos discentes. Foi uma investigação baseada na autodeclaração; como instrumentos metodológicos, realizamos uma pesquisa de campo via formulário Google Forms, tivemos ainda pesquisa bibliográfica e análise dos achados tendo como base a teoria social crítica materialista histórico-dialética, como forma de buscar compreender a complexidade do objeto. Entendemos que a saúde mental, para além da dimensão individual e familiar, comparecem ainda outros fatoresm como os econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientai. Entre os dados obtidos, tivemos os que apontam que 51% dos respondentes declararam estar com sua saúde mental ruim, todavia, desses, 88% já haviam apresentado algum tipo de transtorno psíquico ainda no ensino médio, o que mostra que a saúde mental e o sofrimento psíquico não estão circunscritos à Universidade, apesar de poder piorá-la, mas são fatores que estão postos na sociabilidadeburguesa na sociedade capitalista. |
Palavras-chave: | Saúde mental Ensino superior Estudantes |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Unidade produtora: | Escola de Serviço Social |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 12-Abr-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Anna Carolina Monteiro Vieira da. A saúde mental dos discentes do ensino superior público: um estudo de caso da UFRJ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVSilva.pdf | 457 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.