Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22043
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise da estrutura de mercado e competitividade da indústria cervejeira no Brasil de 2011 até 2020
Autor(es)/Inventor(es): Sampaio, Juan Henrique Oliveira
Orientador: Fonseca, Maria da Graça Derengowski
Resumo: Essa pesquisa objetiva apresentar o setor industrial cervejeiro que, embora muito expressivo economicamente, recebe pouca atenção da academia. O setor foi responsável, em 2020, por 2% do PIB e 17% da indústria de transformação nacional. Constatou-se a existência de um oligopólio composto pelas três maiores empresas – Ambev, Heineken e Grupo Petrópolis –, todavia, nos últimos anos, tem havido um constante surgimento de novas cervejarias – as microcervejarias artesanais – que vêm, aos poucos, conquistando consumidores com suas novas formas de produzir cerveja. Ademais, constatar-se-á uma baixa competitividade na indústria, dado seu alto grau de concentração.
Palavras-chave: Indústria
Cerveja
Competitividade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Mai-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SAMPAIO, Juan Henrique Oliveira. Análise da estrutura de mercado e competitividade da indústria cervejeira no Brasil de 2011 até 2020. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JHOSampaio.pdf520.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.