Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22078
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da qualidade de cápsulas de fluconazol manipuladas em farmácias magistrais de Macaé-RJ
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes Júnior, Sílvio
Orientador: Todeschini, Vítor
Coorientador: Sangoi, Maximiliano da Silva
Resumo: O fluconazol (FLU) é um medicamento antifúngico com amplo espectro de ação contra leveduras e fungos dimórficos. Este fármaco é prioritariamente comercializado na forma farmacêutica cápsulas, podendo estas ser industrializadas ou manipuladas em farmácias magistrais. O presente trabalho tem como objetivo, avaliar a qualidade de cápsulas de FLU manipuladas por diferentes farmácias (denominadas A e B) no município de Macaé-RJ, tendo como base os testes de controle de qualidade preconizados pela Farmacopeia Brasileira 5º edição de 2010, como a identificação, peso médio, desintegração, doseamento, dissolução e uniformidade de doses unitárias. Os testes de identificação foram realizados utilizando espectrofotometria no ultravioleta (UV) e cromatografia líquida (CLAE). As soluções das amostras obtidas nas farmácias A e B apresentaram espectros no UV e picos com tempos de retenção compatíveis com as soluções da substância química de referência do fármaco; na determinação do peso médio, não foram observados valores acima dos limites de ± 10% de variação, preconizados para o ensaio; o teste de desintegração cumpriu a especificação proposta, apresentando tempo inferior a 45 minutos para desintegração completa das cápsulas. Assim como na identificação, o doseamento foi realizado utilizando UV e CLAE, apresentando teores de 99,698 e 103,044 para as amostras da farmácia A; 98,895 e 98,125 para a farmácia B com os métodos empregados respectivamente (limite especificado de 90 a 110% da concentração declarada); o teste de dissolução apresentou uma média de dissolução de 101,564 % para a amostra A e 100,614 % para a amostra B, estando acima do limite especificado conforme o preconizado pela Farmacopéia Brasileira 5ª edição de 2010 (> 80% + 5%); no teste de uniformidade de doses unitárias por variação de peso, as amostras A e B apresentaram valores de aceitação 10,405 e 11,194 respectivamente, sendo ambos menores que o valor de aceitação máximo permitido L1 (L1 = 15). Os resultados demonstraram que as formulações apresentaram-se dentro dos limites especificados pela farmacopeia brasileira para todos os testes preconizados. Conclui-se, portanto, que as amostras obtidas das farmácias de manipulação participantes do estudo apresentaram qualidade em seus produtos.
Palavras-chave: Fluconazol
Tecnologia farmacêutica
Controle de qualidade
Boas práticas de manipulação
Fluconazole
Technology, pharmaceutical
Quality control
Good manipulation practices
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::FARMACOTECNIA
Unidade produtora: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERNANDES JÚNIOR, Sílvio. Avaliação da qualidade de cápsulas de fluconazol manipuladas em farmácias magistrais de Macaé-RJ. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2015.
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SFernandesJr.pdf487.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.