Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22083
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desenvolvimento e validação de método cromatográfico para determinação de metildopa em formulações farmacêuticas
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Nathállia Vieira do
Orientador: Todeschini, Vítor
Coorientador: Chaves, Juliana Alvim Paixão
Resumo: A metildopa é um dos fármacos utilizados no tratamento da hipertensão, mais comumente nas síndromes hipertensivas gestacionais. Por ser um inibidor do sistema simpático de ação central, o fármaco impede a liberação de norepinefrina nas sinapses nervosas, diminuindo a pressão arterial através da redução da resistência periférica vascular, assim como podendo alterar a frequência e o débito cardíaco. No presente estudo foi desenvolvido e validado um método analítico por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) para a determinação de metildopa em formulações farmacêuticas, objetivando sua utilização no monitoramento da estabilidade do produto. Durante o desenvolvimento metodológico as análises foram realizadas por CLAE em fase reversa, utilizando coluna Phenomenex C18 (250 mm x 4,6 mm; 5µm) mantida a 25°C. A fase móvel constituída por tampão fosfato pH 2,0 e metanol (70:30; v/v), sendo eluída sob um vazão de 0,8 mL/min e com detecção a 278 nm. O método foi validado em duas faixas de trabalho correspondente à determinação de teor (50 µg/mL) e produtos de degradação (0,5 µg/mL), avaliando-se os parâmetros preconizados internacionalmente, tais como a especificidade, linearidade, limites de detecção e quantificação, precisão, exatidão e robustez. Os parâmetros da validação para a determinação de teor, quanto à especificidade, nenhuma interferência foi detectada, a linearidade utilizada na faixa de 40–60 µg/mL (r2 =0,9998), precisão e exatidão com limites aceitáveis nas faixas investigadas, apresentando precisão abaixo de 5 % e exatidão entre 98-102 %. Nas modificações analisadas na robustez, apenas o fluxo apresentou DPR maior que 5%. Com relação à utilização deste método para a análise de produtos de degradação, os parâmetros de linearidade foram na faixa de 0,25-5 µg/mL (r2 = 0,9994), limite de detecção de 0,000005 mg/mL e limite de quantificação de 0,000017 mg/mL. Dessa forma, o método proposto mostrou-se simples, eficiente e confiável tanto para a análise quantitativa de metildopa em comprimidos quanto para a avaliação de produtos de degradação do fármaco, contribuindo, assim, para o aprimoramento do controle da qualidade de produtos farmacêuticos.
Palavras-chave: Cromatografia liquida de alta eficiência
Metildopa
Estabilidade de medicamentos
Controle da qualidade
Hipertensão
High performance liquid chromatography
Methyldopa
Drug stability
Quality control
Hypertension
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade produtora: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NASCIMENTO, Nathállia Vieira do. Desenvolvimento e validação de método cromatográfico para determinação de metildopa em formulações farmacêuticas. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2015.
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NVNascimento.pdf524.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.