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dc.contributor.advisorMelo, Sandra Cordeiro de-
dc.contributor.authorMagalhães, Lorena Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-11-17T22:25:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:38Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Lorena Gonçalves. A importância do desenvolvimento das habilidades sociais para a inclusão do aluno com autismo no ensino regular. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22098-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleA importância do desenvolvimento das habilidades sociais para a inclusão do aluno com autismo no ensino regularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.contributor.referee2Chaves, Jacqueline Cavalcanti-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo investigar e discutir o que as pesquisas acadêmicas têm publicado acerca do conceito das habilidades sociais e seu papel na inclusão escolar do aluno com TEA no ensino regular. O método utilizado foi a revisão sistemática da literatura sobre os temas habilidades sociais, autismo e inclusão escolar. A busca pelos artigos foi feita por meio do Portal de Periódicos da CAPES e utilizou-se as seguintes palavras-chave: habilidades sociais, autismo e inclusão escolar. Além disso, foram utilizados como referencial teórico os livros de Almir Del Prette e Zilda Del Prette (2013, 2017) para ampliar as discussões relativas sobre habilidades sociais, Neto et al. (2018) e Melo e Fernandes (no prelo, 2023) para a discussão do conceito de inclusão escolar e, Grandin e Panek (2021), Melo e Fernandes (no prelo, 2023) e Gaiato (2018) para discussão do conceito de autismo. Como resultados desta revisão, notou-se escassez nos artigos sobre habilidades sociais e lacunas em sua definição. Já sobre o conceito de inclusão escolar, houve concordância entre os autores, que na maioria das vezes, se complementaram, e, em relação ao autismo, notou-se que apesar da evolução do conceito, os autores utilizaram, em maioria, as classificações do CID 11 e DSM-V.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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