Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22098
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância do desenvolvimento das habilidades sociais para a inclusão do aluno com autismo no ensino regular
Autor(es)/Inventor(es): Magalhães, Lorena Gonçalves
Orientador: Melo, Sandra Cordeiro de
Resumo: Esta monografia tem como objetivo investigar e discutir o que as pesquisas acadêmicas têm publicado acerca do conceito das habilidades sociais e seu papel na inclusão escolar do aluno com TEA no ensino regular. O método utilizado foi a revisão sistemática da literatura sobre os temas habilidades sociais, autismo e inclusão escolar. A busca pelos artigos foi feita por meio do Portal de Periódicos da CAPES e utilizou-se as seguintes palavras-chave: habilidades sociais, autismo e inclusão escolar. Além disso, foram utilizados como referencial teórico os livros de Almir Del Prette e Zilda Del Prette (2013, 2017) para ampliar as discussões relativas sobre habilidades sociais, Neto et al. (2018) e Melo e Fernandes (no prelo, 2023) para a discussão do conceito de inclusão escolar e, Grandin e Panek (2021), Melo e Fernandes (no prelo, 2023) e Gaiato (2018) para discussão do conceito de autismo. Como resultados desta revisão, notou-se escassez nos artigos sobre habilidades sociais e lacunas em sua definição. Já sobre o conceito de inclusão escolar, houve concordância entre os autores, que na maioria das vezes, se complementaram, e, em relação ao autismo, notou-se que apesar da evolução do conceito, os autores utilizaram, em maioria, as classificações do CID 11 e DSM-V.
Palavras-chave: Habilidades sociais
Transtornos do espectro autista
Inclusão escolar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Nov-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MAGALHÃES, Lorena Gonçalves. A importância do desenvolvimento das habilidades sociais para a inclusão do aluno com autismo no ensino regular. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMagalhaes.pdf641.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.