Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22113
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Benefício de Prestação Continuada (BPC): sua importância como proteção social garantida na Constituição Federal de 1988 para pessoas com deficiência
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Alexandra Andrade
Paes, Patricia Augusta Maravalhas
Advisor: Souza, Fátima Valéria Ferreira de
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo estudar o benefício assistencial concedido às pessoas com deficiência e aos idosos com mais de 65 anos, instituído pela Lei nº 8.742/1993, como direito de assistência social, logo, direito de cidadania. Optamos em focar nas pessoas com deficiência, abordando o ponto de vista normativo, os critérios de acesso ao benefício, ressaltando a importância do BPC na garantia do princípio da dignidade da pessoa humana, para as pessoas com deficiência (PCD). O debate a respeito da desvinculação do BPC do salário mínimo, bem como a presença de intermediários agindo no acesso ao benefício, também serão enfocados. Na garantia desse direito, destacamos o papel do assistente social em três políticas: na assistência social, na Previdência Social (INSS) e na Justiça.
Keywords: Benefício de Prestação Continuada
Proteção social
Pessoas com deficiência
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Alexandra Andrade ; PAES, Patricia Augusta Maravalhas. Benefício de Prestação Continuada (BPC): sua importância como proteção social garantida na Constituição Federal de 1988 para pessoas com deficiência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APereira.pdf371.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.