Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22150
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O Brasil está decolando? A austeridade expansionista no Brasil da década de 2010
Autor(es)/Inventor(es): Ramos, Lucas Moreira Gonçalves Braga
Orientador: Silva, Simone Fioritti
Resumo: Após um período de bons resultados econômicos obtidos com intervenção estatal e políticas sociais, Dilma Rousseff assume a presidência em 2011 mudando o discurso do governo, prometendo diminuir o tamanho do Estado na economia. A partir desse momento, o que se viu foi uma escalada da Austeridade Expansionista no debate econômico brasileiro, com políticas cada vez mais radicais voltadas para a austeridade sendo implementadas, com a justificativa de que o país seria visto com mais confiança pelo mercado, que investiria e faria a economia crescer. O objetivo desta pesquisa é avaliar se, no período entre 2011 e 2020, essas políticas obtiveram sucesso em melhorar o quadro econômico. Tendo como contraponto teórico o Princípio da Demanda Efetiva de Kalecki, a pesquisa analisa o impacto de políticas como o Teto de Gastos e Reforma Trabalhista em três áreas principais: emprego, consumo das famílias e do governo (incluindo questões relacionadas ao investimento público) e investimento privado. Analisando os indicadores e levando em consideração o contexto de cada ano, foi possível atestar que, ao contrário do que as autoridades falam em diferentes mídias, as medidas de austeridade não trouxeram os resultados esperados para a economia brasileira.
Palavras-chave: Austeridade
Reforma trabalhista
Demanda efetiva
Gastos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RAMOS, Lucas Moreira Gonçalves Braga. O Brasil está decolando? A austeridade expansionista no Brasil da década de 2010. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMGBRamos.pdf780.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.