Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22168
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Extração, modificação e caracterização do amido obtido a partir do resíduo agroindustrial do processamento da manga
Author(s)/Inventor(s): Ferraz, Clara Anhel
Advisor: Rocha-Leão, Maria Helena Miguez da
Co-advisor: Calado, Verônica Maria de Araújo
Co-advisor: Sant'Ana, Gizele Cardoso Fontes
Abstract: A disposição de resíduos provenientes da agroindústria e a perda de substâncias de interesse pelo descarte do mesmo constituem um problema no Brasil. A manga Ubá é a principal variedade de manga usada pela indústria no Brasil e o resíduo gerado, composto pela casca e pela semente, não é aproveitado. A amêndoa da semente da manga é composta em grande parte por amido, que é um biopolímero com capacidade de substituir diversos polímeros de origem fóssil. Neste trabalho, o amido foi extraído da amêndoa e modificado quimicamente por meio da reação de esterificação com o anidro octenil-succínico (OSA, em inlglês). O amido nativo e o amido modificado foram em seguida caracterizados usando as técnicas de distribuição de tamanho de partícula, microscopia eletrônica de varredura, difratometria de raios X, análise termogravimétrica, calorimetria diferencial de varredura e espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier. O estudo realizado apontou que a reação com o OSA apresentou um alto grau de substituição e que a morfologia, cristalinidade e propriedades térmicas dos grânulos de amido são pouco influenciadas pela reação de esterificação. O amido OSA tem grandes possibilidades de aplicação e um processo otimizado apresenta grande potencial de ser implementado na indústria.
Keywords: Resíduos
Agroindústria
Manga
Biopolímeros
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERRAZ, Clara Anhel. Extração, modificação e caracterização do amido obtido a partir do resíduo agroindustrial do processamento da manga. 2013. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAFerraz.pdf6.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.