Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22190
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A cadeia produtiva da cera de carnaúba: oportunidade de criação de valor através do adensamento tecnológico em um produto da biodiversidade brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Mauricio, Luciana Schirmer
Orientador: Barreto, Daniel Weingart
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a estrutura da cadeia produtiva da cera de carnaúba, um produto do extrativismo da palmeira de Carnaúba realizado somente no nordeste Brasileiro, que ocupa milhares de trabalhadores rurais em época de seca e, portanto, carrega grande importância socioeconômica sobre esses estados. Espera-se trazer o entendimento de como um bem produzido somente no Brasil tem seu preço definido por compradores internacionais e como o adensamento tecnológico da cadeia produtiva pode ajudar nesta questão. Nesse sentido, o presente trabalho explora as origens do extrativismo da palmeira e seus moldes atuais bem como se comporta o mercado da cera de carnaúba, analisando sua produção interna, exportações e tendências. Os resultados apontam que sua cadeia produtiva sofre de desorganização e falta de tecnologias brasileiras. Além disso, o mercado da cera pode ser majorado, pois a demanda por suas aplicações finais tende a aumentar, garantindo um mercado para este produto em anos futuros, sendo necessária uma organização mais eficiente do setor produtor da cera.
Palavras-chave: Carnaúba
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSMauricio.pdf956.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.