Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22198
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Da origem do rap a denúncia cantada nas letras do rapper Djonga
Author(s)/Inventor(s): Guimarães, Larissa Pinto Reis
Advisor: Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o trabalho do rapper Djonga e observar como o artista abordar questões políticas em suas letras, tendo em perspectiva a história do rap e seu desenvolvimento no cenário industrial. Através do discurso poético do rap, o artista usa suas músicas para denunciar o racismo, a desigualdade social e a violência sofrida por pessoas negras. Como base de pesquisa, optou-se pela análise de três composições do rapper, de três álbuns distintos de sua carreira. A análise se baseia no conceito de “escrevivência”, criado por Conceição Evaristo, ao considerar que as letras carregam relatos pessoais das vivências do artista enquanto homem negro de origem periférica, e tem como bibliografia básica “Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano" por Grada Kilomba (2019). Por fim, conclui-se que os problemas antigos continuam atuais e que vozes como a de Djonga são de extrema importância não só no cenário cultural e musical, mas também político.
Keywords: Cultura brasileira
Rap
Cultura popular
Música
Racismo
Poesia
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPRGuimarães.pdf252.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.