Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22198
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Da origem do rap a denúncia cantada nas letras do rapper Djonga
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Larissa Pinto Reis
Orientador: Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o trabalho do rapper Djonga e observar como o artista abordar questões políticas em suas letras, tendo em perspectiva a história do rap e seu desenvolvimento no cenário industrial. Através do discurso poético do rap, o artista usa suas músicas para denunciar o racismo, a desigualdade social e a violência sofrida por pessoas negras. Como base de pesquisa, optou-se pela análise de três composições do rapper, de três álbuns distintos de sua carreira. A análise se baseia no conceito de “escrevivência”, criado por Conceição Evaristo, ao considerar que as letras carregam relatos pessoais das vivências do artista enquanto homem negro de origem periférica, e tem como bibliografia básica “Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano" por Grada Kilomba (2019). Por fim, conclui-se que os problemas antigos continuam atuais e que vozes como a de Djonga são de extrema importância não só no cenário cultural e musical, mas também político.
Palavras-chave: Cultura brasileira
Rap
Cultura popular
Música
Racismo
Poesia
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPRGuimarães.pdf252.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.