Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22198
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Da origem do rap a denúncia cantada nas letras do rapper Djonga
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Larissa Pinto Reis
Tutor: Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do
Resumen: Este trabalho tem como objetivo analisar o trabalho do rapper Djonga e observar como o artista abordar questões políticas em suas letras, tendo em perspectiva a história do rap e seu desenvolvimento no cenário industrial. Através do discurso poético do rap, o artista usa suas músicas para denunciar o racismo, a desigualdade social e a violência sofrida por pessoas negras. Como base de pesquisa, optou-se pela análise de três composições do rapper, de três álbuns distintos de sua carreira. A análise se baseia no conceito de “escrevivência”, criado por Conceição Evaristo, ao considerar que as letras carregam relatos pessoais das vivências do artista enquanto homem negro de origem periférica, e tem como bibliografia básica “Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano" por Grada Kilomba (2019). Por fim, conclui-se que os problemas antigos continuam atuais e que vozes como a de Djonga são de extrema importância não só no cenário cultural e musical, mas também político.
Materia: Cultura brasileira
Rap
Cultura popular
Música
Racismo
Poesia
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

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