Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22198
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Da origem do rap a denúncia cantada nas letras do rapper Djonga |
Autor(es)/Inventor(es): | Guimarães, Larissa Pinto Reis |
Tutor: | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo analisar o trabalho do rapper Djonga e observar como o artista abordar questões políticas em suas letras, tendo em perspectiva a história do rap e seu desenvolvimento no cenário industrial. Através do discurso poético do rap, o artista usa suas músicas para denunciar o racismo, a desigualdade social e a violência sofrida por pessoas negras. Como base de pesquisa, optou-se pela análise de três composições do rapper, de três álbuns distintos de sua carreira. A análise se baseia no conceito de “escrevivência”, criado por Conceição Evaristo, ao considerar que as letras carregam relatos pessoais das vivências do artista enquanto homem negro de origem periférica, e tem como bibliografia básica “Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano" por Grada Kilomba (2019). Por fim, conclui-se que os problemas antigos continuam atuais e que vozes como a de Djonga são de extrema importância não só no cenário cultural e musical, mas também político. |
Materia: | Cultura brasileira Rap Cultura popular Música Racismo Poesia |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LPRGuimarães.pdf | 252.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.