Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22199
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Há quanto tempo o português é brasileiro: uma reanálise de trabalhos passados sobre a evolução do ter e haver existencial no contexto do PB
Autor(es)/Inventor(es): Mariante, Bárbara Maria Soares
Orientador: Marins, Juliana Esposito
Resumo: Este trabalho surgiu a partir de inquietações e ponderações acerca do funcionamento do Português Brasileiro (PB) em relação ao Português Europeu (PE), no que se refere às diferenças estruturais que afastam as duas variedades do português. Com base na leitura e análise da tese de Doutorado da Professora Doutora Juliana Esposito Marins, percebeu-se uma problemática metodológica em relação às análises dos dados. O texto em questão analisou peças teatrais de PB e PE para estudar substituição de haver por ter em contextos existenciais, a partir da segunda metade do século XIX. O trabalho de Marins (2013) não considerou (i) o passado de cada dramaturgo estudado; (ii) questões de alfabetização brasileira; (iii) a influência da literatura lusitana em solo nacional e (iv) a formação da norma-padrão no PB (Faraco, 2008). A partir da análise e relação dos fatos históricos abordados, pretendemos neste trabalho demonstrar de que forma os dados de peças teatrais brasileiras não indicam de fato uma mudança entre o PB e o PE a partir da metade do século XX, e sim que indicam uma gramática portuguesa ocorrendo em solo nacional através das peças de dramaturgos brasileiros até a metade de dito século.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Alfabetização
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

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