Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22203
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A constitucionalidade dos vetos presidenciais à Lei de Migração: soberania nacional, cidadania e direitos humanos
Author(s)/Inventor(s): Villela, Pedro Franco
Advisor: Berner, Vanessa Oliveira Batista
Co-advisor: Parreira, Carolina Genovez
Abstract: O presente trabalho analisa a constitucionalidade dos vetos presidenciais à nova Lei de Migração, vetos esses que invocaram como fundamentos noções de soberania nacional e discricionariedade estatal. Nesse sentido, são examinados tanto o novo marco legal migratório brasileiro, como a legislação que o precedeu, o Estatuto do Estrangeiro. Visa-se compreender como, em contraposição ao fenômeno de securitização migratória, pela primeira vez, incidiram os direitos humanos sobre o direito migratório pátrio, considerados aqui precipuamente em sua dimensão constitucional e cidadã. Assim, são feitas ponderações, com base nos citados vetos presidenciais, acerca da tensão observada nas relações entre soberania nacional, cidadania e direitos humanos, à luz da Constituição da República. No que tange à metodologia de pesquisa utilizada, foi eleita fundamentalmente a documentação indireta, com pesquisa documental e bibliográfica. Como resultado, observou-se que a noção de soberania nacional deve necessariamente perpassar por outras questões, como a da dignidade da pessoa humana e a da cidadania, igualmente fundamentos da República. Nesse contexto, a soberania nacional deve ser interpretada como instrumento de materialização e efetivação de direitos e não um fator limitador destes; não havendo, portanto, hermenêutica constitucional consistente capaz de afastar dos migrantes os direitos próprios da cidadania, concluindo-se pela inconstitucionalidade dos vetos.
Keywords: Direito Migratório
Direitos Humanos
Cidadania
Soberania
Immigration Law
Human Rights
Citizenship
Sovereignty
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VILLELA, Pedro Franco. A constitucionalidade dos vetos presidenciais à Lei de Migração: soberania nacional, cidadania e direitos humanos. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PFVillela.pdf434.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.