Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22256
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os direitos humanos nos grupos subalternizados: o direito à educação nas favelas do Rio de Janeiro: o caso da E.M. Bernardo de Vasconcellos
Author(s)/Inventor(s): Santos, Rebeca Luiz dos
Advisor: Berner, Vanessa Oliveira Batista
Abstract: Apesar da enorme gama de direitos fundamentais e humanos positivados na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e em tratados internacionais, ao observarmos a realidade dos grupos vulneráveis no Brasil podemos perceber que muitos direitos dentre eles o da educação não são vistos na realidade concreta das minorias. Vemos que as favelas do Rio de Janeiro são marcadas pela opressão, mas também veremos que nesses espaços há resistência e luta por dignidade. Dessa forma, o presente trabalho busca compreender se, e como é possível a concretização do direito à educação nas favelas, uma vez que entendemos esse direito como um instrumento para efetivação de outros direitos fundamentais. Faremos isso utilizando como base a teoria crítica dos direitos humanos, do autor Joaquín Herrera Flores e a teoria da pedagogia do oprimido, do autor Paulo Freire, analisando os projetos educacionais desenvolvidos na E.M. Bernardo de Vasconcellos visando observar se na prática dos moradores da favela a educação libertadora tem sido efetivada.
Keywords: Direitos Humanos
Favela
Educação
Libertação
Luta
Dignidade
Human Rights
Education
Liberation
Fight
Dignity
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Rebeca Luiz dos. Os direitos humanos nos grupos subalternizados: o direito à educação nas favelas do Rio de Janeiro: o caso da E.M. Bernardo de Vasconcellos. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RLSantos.pdf369.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.