Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22260
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A atuação dos assistentes sociais no Projeto Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Silva, Fábio de Almeida
Advisor: Moreira, Ana Izabel Moura de Carvalho
Abstract: A presente monografia de conclusão do curso de graduação em Serviço Social se caracteriza como um estudo exploratório, ou seja, uma primeira aproximação, dada, inclusive a natureza recente do Programa Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Por meio de pesquisa exploratória, analisamos os objetivos, limites e experiências no Brasil do programa no âmbito do sistema policial, para proteção às vítimas de violência doméstica e familiar e como o assistente social está inserido nesse contexto, suas atribuições e competências, visando à melhoria desse serviço tão importante para as mulheres. O estudo recorreu a pesquisas estatísticas sobre os dados da desigualdade social trazendo os comparativos entre homens e mulheres e a discussão acerca dos das diferenças assustadoras quando falamos em mulheres negras e pobres; Foi realizada também a pesquisa bibliográfica e documental do histórico da criação do Programa, da atuação e eficácia frente a questão do enfrentamento da violência contra a mulher e no atendimento as mulheres vítimas e nos dados estatísticos, perpassando também pela “Questão Social” e em todo o contexto histórico que envolve a violência doméstica e familiar e sua crescente no período da pandemia do COVID19. As buscas foram realizadas usando os descritores “Violência doméstica e familiar”, “Aumento dos casos de violência doméstica na pandemia”, “Políticas públicas no enfrentamento a Violência contra a mulher, “Programa Patrulha Maria da Penha”. A elaboração do trabalho, contou com insumos teóricos e analíticos recolhidos ao longo das leituras feitas nas disciplinas cursadas; a metodologia de investigação foi adensada a partir da escolha pela temática do TCC, quando recorremos à análise documental, e pesquisas bibliográficas sobre o Serviço Social e os desafios do trabalho profissional diante do fenômeno da violência doméstica contra as mulheres e sua atuação na Segurança Pública. Do conjunto dos autores lidos ao longo da graduação especialmente as leituras realizadas para a elaboração desse estudo, destacamos: Eva Maria Lakatos, Marina de Andrade Marconi (2005), Heleieth Saffioti (1995), Paula Poncioni ( 2007), Marilda Iamamoto ( 1998). É importante destacar a discussão sobre a importância do melhor aproveitamento dos assistentes sociais na Segurança Pública, em especial na atuação no Programa Patrulha Maria da Penha, fazendo a articulação entre a proteção e a garantia dos direitos sociais disponíveis às mulheres vítimas. Foi possível observar através do estudo a necessidade do aumento do número de profissionais de serviço social, bem como o maior aproveitamento em todas as frentes que esse profissional pode atuar.
Keywords: Violência familiar
Assistentes sociais
Penha, Maria da, 1945-
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Fábio de Almeida. A atuação dos assistentes sociais no Projeto Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSilva.pdf396.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.