Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22286
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Sistema socioeducativo, adolescência e família: reflexões sobre o impacto das medidas socioeducativas na relação familiar
Author(s)/Inventor(s): Araujo, Hosana Santos de Oliveira
Advisor: Kilduff, Fernanda
Abstract: A presente pesquisa para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação em Serviço Social (UFRJ), tem como objetivo geral analisar os impactos nas famílias que acompanham adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas através de um debate sobre a seletividade de raça e classe. Outrossim, busca refletir sobre as medidas executadas no estado do Rio de Janeiro a fim de comprovar as violações e descumprimento das normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como também os impactos nos adolescentes e seus familiares. Adota-se o materialismo histórico-dialético enquanto referencial teórico metodológico para fundamentar as discussões presentes neste trabalho. A metodologia é fundamentalmente bibliográfica e documental, considerando as seguintes fontes consultadas: livros e capítulos, artigos em periódicos e revistas científicas, matérias jornalísticas, consultas a trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e dissertações de mestrado. Ao abordar o tema adolescência no Brasil reflete-se que, a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente, é estabelecido que há uma responsabilidade conjunta da família, sociedade e Estado para a garantia dos direitos desses adolescentes atentando-se a um crescimento livre de exploração, violência e discriminação a fim de que seja pactuado o pleno desenvolvimento desses sujeitos de direitos. Faz-se importante indagar a notável incoerência em atribuir à família que assegure que os direitos desses adolescentes sejam resguardados quando não há condições materiais previstas pelo Estado para que isso aconteça. Posto isso, ao se debater sobre medidas socioeducativas, há determinados pontos que devem ser observados como, além do próprio denominado socioeducando, o impacto do cumprimento de medidas dentro do âmbito familiar do adolescente.
Keywords: Estatuto da criança e do adolescente
Criminalização
Jovens negros
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAUJO, Hosana Santos de Oliveira. Sistema socioeducativo, adolescência e família: reflexões sobre o impacto das medidas socioeducativas na relação familiar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HAraujo.pdf291.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.