Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHouri, Mônica de Souza-
dc.contributor.authorCampos, Gabriela Saad-
dc.date.accessioned2024-01-09T18:02:34Z-
dc.date.available2024-01-11T03:00:18Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationCAMPOS, Gabriela Saad. Corpo-natureza na escola: um olhar atento para as sensações e experiências na educação infantil da Casa da Mangueira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22293-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCasa da Mangueirapt_BR
dc.titleCorpo-natureza na escola: um olhar atento para as sensações e experiências na educação infantil da Casa da Mangueirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Basílio, Priscila de Melo-
dc.contributor.referee1Coutinho, Joice Carvalho-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoA presente monografia se inspira na Cartografia como articulação teórico-metodológica para, lançando mão de um relato de experiência e de uma escrita ensaística, revisitar memórias da minha formação na universidade e experiência profissional na Casa da Mangueira com a Educação Infantil, especialmente pelos registros de documentação pedagógica. Caminhando do início das referidas vivências à minha saída de ambas as instituições de educação, o texto é conduzido pela seguinte questão norteadora: a natureza está em nós? Uma crítica à forma como a natureza é apresentada no ambiente escolar e o barro como caminho para a compreensão de nós, seres humanos, como parte da natureza e não alheios a ela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GCampos.pdf5.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.