Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22293
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Houri, Mônica de Souza | - |
dc.contributor.author | Campos, Gabriela Saad | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T18:02:34Z | - |
dc.date.available | 2024-01-11T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Gabriela Saad. Corpo-natureza na escola: um olhar atento para as sensações e experiências na educação infantil da Casa da Mangueira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22293 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Casa da Mangueira | pt_BR |
dc.title | Corpo-natureza na escola: um olhar atento para as sensações e experiências na educação infantil da Casa da Mangueira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Basílio, Priscila de Melo | - |
dc.contributor.referee1 | Coutinho, Joice Carvalho | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.description.resumo | A presente monografia se inspira na Cartografia como articulação teórico-metodológica para, lançando mão de um relato de experiência e de uma escrita ensaística, revisitar memórias da minha formação na universidade e experiência profissional na Casa da Mangueira com a Educação Infantil, especialmente pelos registros de documentação pedagógica. Caminhando do início das referidas vivências à minha saída de ambas as instituições de educação, o texto é conduzido pela seguinte questão norteadora: a natureza está em nós? Uma crítica à forma como a natureza é apresentada no ambiente escolar e o barro como caminho para a compreensão de nós, seres humanos, como parte da natureza e não alheios a ela. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GCampos.pdf | 5.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.