Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/22293
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Corpo-natureza na escola: um olhar atento para as sensações e experiências na educação infantil da Casa da Mangueira |
Autor(es)/Inventor(es): | Campos, Gabriela Saad |
Orientador: | Houri, Mônica de Souza |
Coorientador: | Basílio, Priscila de Melo |
Resumo: | A presente monografia se inspira na Cartografia como articulação teórico-metodológica para, lançando mão de um relato de experiência e de uma escrita ensaística, revisitar memórias da minha formação na universidade e experiência profissional na Casa da Mangueira com a Educação Infantil, especialmente pelos registros de documentação pedagógica. Caminhando do início das referidas vivências à minha saída de ambas as instituições de educação, o texto é conduzido pela seguinte questão norteadora: a natureza está em nós? Uma crítica à forma como a natureza é apresentada no ambiente escolar e o barro como caminho para a compreensão de nós, seres humanos, como parte da natureza e não alheios a ela. |
Palavras-chave: | Cartografia Educação infantil Casa da Mangueira |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 1-Dez-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CAMPOS, Gabriela Saad. Corpo-natureza na escola: um olhar atento para as sensações e experiências na educação infantil da Casa da Mangueira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GCampos.pdf | 5.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.