Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22293
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Corpo-natureza na escola: um olhar atento para as sensações e experiências na educação infantil da Casa da Mangueira
Autor(es)/Inventor(es): Campos, Gabriela Saad
Orientador: Houri, Mônica de Souza
Coorientador: Basílio, Priscila de Melo
Resumo: A presente monografia se inspira na Cartografia como articulação teórico-metodológica para, lançando mão de um relato de experiência e de uma escrita ensaística, revisitar memórias da minha formação na universidade e experiência profissional na Casa da Mangueira com a Educação Infantil, especialmente pelos registros de documentação pedagógica. Caminhando do início das referidas vivências à minha saída de ambas as instituições de educação, o texto é conduzido pela seguinte questão norteadora: a natureza está em nós? Uma crítica à forma como a natureza é apresentada no ambiente escolar e o barro como caminho para a compreensão de nós, seres humanos, como parte da natureza e não alheios a ela.
Palavras-chave: Cartografia
Educação infantil
Casa da Mangueira
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAMPOS, Gabriela Saad. Corpo-natureza na escola: um olhar atento para as sensações e experiências na educação infantil da Casa da Mangueira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCampos.pdf5.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.