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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A deslegitimação linguística da leitura e da escrita: uma reflexão sobre o ensino de língua portuguesa e o engessamento textual do sujeito autor e leitor
Author(s)/Inventor(s): Cruz, Georgia Pignataro Maruche da
Advisor: Belchor, Ana Paula Victoriano
Abstract: Este trabalho busca, primordialmente, realizar um processo de objetiva reflexão quanto ao ensino de língua portuguesa adotado pelo sistema educacional brasileiro, com ênfase nas consequências causadas pela estruturação da aprendizagem, ou seja, como o ensinar português em sala de aula deslegitima linguisticamente os processos de leitura e de escrita e, também, delimita o processo criativo e autoral do sujeito autor e leitor – o que, verdadeiramente, cria um engessamento textual evidente no desempenho discente nesses contextos. Para tanto, esta proposição acadêmica visa analisar e, sobretudo, debater de forma clara e legítima os entendimentos teóricos e práticos que discutem, com criticidade construtiva, a importância não somente de uma maior valorização da variação da língua portuguesa, mas, também, da autonomia do aluno tal como ser singular.
Keywords: Língua portuguesa
Estudo e ensino
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

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