Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22325
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A formação do leitor a partir da literatura brasileira decolonial: expressões identitárias e a emancipação do corpo negro feminino através da leitura dos contos "Luamanda" e "O cooper de Cida" de Conceição Evaristo
Author(s)/Inventor(s): Netto, Karen Sant'Anna Dias
Advisor: Dias, Ana Crelia Penha
Abstract: Esta pesquisa apresenta como tema central a formação do leitor pautada na literatura brasileira decolonial. O corpus de análise envolve dois contos publicados na obra Olhos d’água (2014) de Conceição Evaristo. O objetivo geral refletir a importância de uma literatura negra na educação para identificação cultural dos estudantes a partir da análise de personagens negras femininas centrais das narrativas em estudo. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. A análise das referências bibliográficas reunidas nesta pesquisa nos leva a inferir como a mulher negra se encontra à margem da sociedade e como isso implica na sua autovalorização. Atrelado as questões que fazem parte do cotidiano dos alunos leva a maior identificação e aproveitamento literário. As narrativas de Evaristo nos indicam possibilidades de construção de identidades e narrativas de resistência. Com esses dados, se percebe a importância de romper com o cânone literário brasileiro para identidades dos jovens na educação brasileira.
Keywords: Literatura brasileira
Decolonialidade
Mulheres na literatura
Mulheres negras
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KSDNetto.pdf269.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.