Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22350
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tanzi Neto, Adolfo | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Vivian Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-20T11:25:54Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T03:00:25Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22350 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Wikipédia | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.title | A Wikipédia como fonte de produção de conhecimento coletivo: uma perspectiva dialógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2244801011056828 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões e contribuições sobre até que ponto a Wikipédia pode ser fonte de produção e difusão de informação de conhecimentos coletivos. Para isso, esta pesquisa qualitativa, de cunho de revisão bibliográfica, apresenta inicialmente pesquisas que abordam o expressivo número de usuários de diversos países com suas variadas tradições, culturas populares e intelectuais e que atuam como editores, revisores e pesquisadores do conhecimento democratizado pela escrita coletiva. Pautado no campo da Linguística Aplicada para estabelecer significado didático-pedagógico e correlacionar as transformações dialógicas enciclopedistas, esse trabalho visa compreender o contexto dialógico da Wikipédia, enciclopédia livre, considerando suas barreiras editoriais e sublinhando contribuições multissemióticas para o ensino de línguas, lançando mão de um levantamento documental de cunho de revisão bibliográfica entre duas instituições de referência nacional (Unicamp e UFRJ) que validam o potencial de uso da Wikipedia de produção coletiva do conhecimento, assim como sua difusão, mesmo ainda, não sendo considerada confiável em todos os espaços acadêmicos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VRQueiroz.pdf | 272.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.