Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22350
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A Wikipédia como fonte de produção de conhecimento coletivo: uma perspectiva dialógica |
Autor(es)/Inventor(es): | Queiroz, Vivian Rosa |
Tutor: | Tanzi Neto, Adolfo |
Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões e contribuições sobre até que ponto a Wikipédia pode ser fonte de produção e difusão de informação de conhecimentos coletivos. Para isso, esta pesquisa qualitativa, de cunho de revisão bibliográfica, apresenta inicialmente pesquisas que abordam o expressivo número de usuários de diversos países com suas variadas tradições, culturas populares e intelectuais e que atuam como editores, revisores e pesquisadores do conhecimento democratizado pela escrita coletiva. Pautado no campo da Linguística Aplicada para estabelecer significado didático-pedagógico e correlacionar as transformações dialógicas enciclopedistas, esse trabalho visa compreender o contexto dialógico da Wikipédia, enciclopédia livre, considerando suas barreiras editoriais e sublinhando contribuições multissemióticas para o ensino de línguas, lançando mão de um levantamento documental de cunho de revisão bibliográfica entre duas instituições de referência nacional (Unicamp e UFRJ) que validam o potencial de uso da Wikipedia de produção coletiva do conhecimento, assim como sua difusão, mesmo ainda, não sendo considerada confiável em todos os espaços acadêmicos. |
Materia: | Wikipédia Dialogismo Revisão bibliográfica |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VRQueiroz.pdf | 272.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.