Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22350
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A Wikipédia como fonte de produção de conhecimento coletivo: uma perspectiva dialógica
Autor(es)/Inventor(es): Queiroz, Vivian Rosa
Orientador: Tanzi Neto, Adolfo
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões e contribuições sobre até que ponto a Wikipédia pode ser fonte de produção e difusão de informação de conhecimentos coletivos. Para isso, esta pesquisa qualitativa, de cunho de revisão bibliográfica, apresenta inicialmente pesquisas que abordam o expressivo número de usuários de diversos países com suas variadas tradições, culturas populares e intelectuais e que atuam como editores, revisores e pesquisadores do conhecimento democratizado pela escrita coletiva. Pautado no campo da Linguística Aplicada para estabelecer significado didático-pedagógico e correlacionar as transformações dialógicas enciclopedistas, esse trabalho visa compreender o contexto dialógico da Wikipédia, enciclopédia livre, considerando suas barreiras editoriais e sublinhando contribuições multissemióticas para o ensino de línguas, lançando mão de um levantamento documental de cunho de revisão bibliográfica entre duas instituições de referência nacional (Unicamp e UFRJ) que validam o potencial de uso da Wikipedia de produção coletiva do conhecimento, assim como sua difusão, mesmo ainda, não sendo considerada confiável em todos os espaços acadêmicos.
Palavras-chave: Wikipédia
Dialogismo
Revisão bibliográfica
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VRQueiroz.pdf272.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.