Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22360
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A importância da literatura surda infantil na promoção da inclusão e identidade cultural das crianças surdas |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Fernanda Cristina Vasconcelos de |
Tutor: | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do |
Resumen: | O presente estudo se concentra na literatura surda como um meio essencial para impulsionar a inclusão e fortalecer a identidade cultural das crianças surdas. O trabalho analisa obras literárias sob diversas perspectivas, como a representação da cultura e da língua de sinais, a presença de elementos culturais surdos e a diversidade na representação dos personagens. Além disso, examina como essas histórias são adaptadas para o público infantil e como abordam a deficiência auditiva na trama. O objetivo é compreender melhor o valor intrínseco da literatura infantil surda e seus impactos positivos no desenvolvimento das crianças surdas. Ao mesmo tempo, busca estratégias para ampliar o acesso a esses recursos literários, visando a otimizar sua disponibilidade e acessibilidade. Ao explorar a importância da literatura surda, o estudo busca enriquecer práticas educacionais e culturais para crianças surdas, alinhando-se aos princípios de equidade e enriquecimento da experiência educativa dessas crianças. |
Materia: | Literatura infanto-juvenil Surdez |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FCVOliveira.pdf | 270.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.