Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22360
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância da literatura surda infantil na promoção da inclusão e identidade cultural das crianças surdas
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Fernanda Cristina Vasconcelos de
Orientador: Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do
Resumo: O presente estudo se concentra na literatura surda como um meio essencial para impulsionar a inclusão e fortalecer a identidade cultural das crianças surdas. O trabalho analisa obras literárias sob diversas perspectivas, como a representação da cultura e da língua de sinais, a presença de elementos culturais surdos e a diversidade na representação dos personagens. Além disso, examina como essas histórias são adaptadas para o público infantil e como abordam a deficiência auditiva na trama. O objetivo é compreender melhor o valor intrínseco da literatura infantil surda e seus impactos positivos no desenvolvimento das crianças surdas. Ao mesmo tempo, busca estratégias para ampliar o acesso a esses recursos literários, visando a otimizar sua disponibilidade e acessibilidade. Ao explorar a importância da literatura surda, o estudo busca enriquecer práticas educacionais e culturais para crianças surdas, alinhando-se aos princípios de equidade e enriquecimento da experiência educativa dessas crianças.
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Surdez
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FCVOliveira.pdf270.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.