Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/22360
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A importância da literatura surda infantil na promoção da inclusão e identidade cultural das crianças surdas |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Fernanda Cristina Vasconcelos de |
Orientador: | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do |
Resumo: | O presente estudo se concentra na literatura surda como um meio essencial para impulsionar a inclusão e fortalecer a identidade cultural das crianças surdas. O trabalho analisa obras literárias sob diversas perspectivas, como a representação da cultura e da língua de sinais, a presença de elementos culturais surdos e a diversidade na representação dos personagens. Além disso, examina como essas histórias são adaptadas para o público infantil e como abordam a deficiência auditiva na trama. O objetivo é compreender melhor o valor intrínseco da literatura infantil surda e seus impactos positivos no desenvolvimento das crianças surdas. Ao mesmo tempo, busca estratégias para ampliar o acesso a esses recursos literários, visando a otimizar sua disponibilidade e acessibilidade. Ao explorar a importância da literatura surda, o estudo busca enriquecer práticas educacionais e culturais para crianças surdas, alinhando-se aos princípios de equidade e enriquecimento da experiência educativa dessas crianças. |
Palavras-chave: | Literatura infanto-juvenil Surdez |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FCVOliveira.pdf | 270.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.