Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22363
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A escrita terapêutica na construção de competências linguísticas e socioemocionais: uma proposta pedagógica
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Arielli Costa
Advisor: Tilio, Rogério Casanovas
Co-advisor: Coachman, Erika de Freitas
Abstract: A dissertação aborda a interseção entre competências linguísticas e socioemocionais, e os efeitos benéficos da escrita terapêutica em relação a ambas competências, visando o desenvolvimento integral dos alunos da educação básica. Fundamentada em teorias de Michael White e David Epston (1993), James W. Pennebaker (1997), Ira Progoff (1977) e outros, é discorrido acerca da escrita terapêutica, como o próprio nome indicada, explorada como técnica com fins terapêuticos, combinando psicologia narrativa e práticas linguísticas, sendo estas fundamentais para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Com ênfase na importância da escrita para o desenvolvimento linguístico e socioemocional utiliza-se como arcabouço teórico Lev Vygotsky (2008), Paulo Freire (2005), Mikhail Bakhtin (1976) e Sigmund Freud (2010). A figura do professor como mediador neste processo de escrita é baseado em Vygotsky (1978), enfatizando ainda, a influência do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo humano. Tangente a isto, é discorrido, acerca da BNCC (2017), documento crucial para integrar competências linguísticas e socioemocionais ao currículo escolar. A metodologia quantitativa proposta é embasada em Karl Pearson (1892), buscando aplicar métodos qualitativos para analisar os efeitos da escrita terapêutica e da linguística no desenvolvimento socioemocional dos alunos, visando, assim, contribuir para uma compreensão mais profunda desta relação.
Keywords: Linguística
Mediação pedagógica
Base nacional comum curricular (BNCC)
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACGomes.pdf263.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.