Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22384
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Franzoni, Júlia Ávila | - |
dc.contributor.author | Gomes, Thalita de Mattos | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T17:32:36Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Thalita de Mattos. Próxima estação: Santa Cruz. As desigualdades territorializadas e óbices à cidadania sob a ótica de experiências cotidianas no transporte ferroviário do Rio de Janeiro. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22384 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direito à cidade | pt_BR |
dc.subject | Direito ao transporte | pt_BR |
dc.subject | Cidadania e Direito | pt_BR |
dc.subject | Transporte ferroviário no Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Right to the city | pt_BR |
dc.subject | Right to transportation | pt_BR |
dc.subject | Citizenship and Law | pt_BR |
dc.subject | Railroad transportation in Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title | Próxima estação: Santa Cruz. As desigualdades territorializadas e óbices à cidadania sob a ótica de experiências cotidianas no transporte ferroviário do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7008252821832396 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luft, Rosângela Marina | - |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Philippe Oliveira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5125892121530411 | pt_BR |
dc.description.resumo | A cidade do Rio de Janeiro, tão famosa por seus cenários de beleza e conhecida por ser grande propagadora de festas e eventos de acesso à cultura, num primeiro momento, pode aparentar ser acessível a todos os seus habitantes. No entanto, ocorre que a história é justamente a contrária – e sua própria cronologia comprova isso. O município foi historicamente formado com base na segregação territorial: desde o século XIX, com a então chegada da corte ao Brasil e sua política de apropriação de casas; durante o século XX, com enfoque aos atos de despejos realizados por Pereira Passos, vindo até os dias atuais, quando, além de ainda haver a segregação por meio de políticas de despejo e remoção, percebemos que ainda há a segregação no tocante a mobilidade urbana. Ou seja, além da remoção de suas casas, atualmente a população ainda tem que lidar com problemas relacionados ao transporte público – ambos direitos sociais fundamentais garantidos pela Constituição Federal de 1988. Nesse contexto, essa pesquisa se propõe a analisar o contexto histórico do Rio de Janeiro, a sua implicação no transporte público ferroviário e como esse pode ser um impedimento à cidadania carioca. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TMGomes.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.