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dc.contributor.advisorFranzoni, Júlia Ávila-
dc.contributor.authorGomes, Thalita de Mattos-
dc.date.accessioned2024-01-22T17:32:36Z-
dc.date.available2024-01-24T03:00:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGOMES, Thalita de Mattos. Próxima estação: Santa Cruz. As desigualdades territorializadas e óbices à cidadania sob a ótica de experiências cotidianas no transporte ferroviário do Rio de Janeiro. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22384-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito à cidadept_BR
dc.subjectDireito ao transportept_BR
dc.subjectCidadania e Direitopt_BR
dc.subjectTransporte ferroviário no Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectRight to the citypt_BR
dc.subjectRight to transportationpt_BR
dc.subjectCitizenship and Lawpt_BR
dc.subjectRailroad transportation in Rio de Janeiropt_BR
dc.titlePróxima estação: Santa Cruz. As desigualdades territorializadas e óbices à cidadania sob a ótica de experiências cotidianas no transporte ferroviário do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7008252821832396pt_BR
dc.contributor.referee1Luft, Rosângela Marina-
dc.contributor.referee2Almeida, Philippe Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5125892121530411pt_BR
dc.description.resumoA cidade do Rio de Janeiro, tão famosa por seus cenários de beleza e conhecida por ser grande propagadora de festas e eventos de acesso à cultura, num primeiro momento, pode aparentar ser acessível a todos os seus habitantes. No entanto, ocorre que a história é justamente a contrária – e sua própria cronologia comprova isso. O município foi historicamente formado com base na segregação territorial: desde o século XIX, com a então chegada da corte ao Brasil e sua política de apropriação de casas; durante o século XX, com enfoque aos atos de despejos realizados por Pereira Passos, vindo até os dias atuais, quando, além de ainda haver a segregação por meio de políticas de despejo e remoção, percebemos que ainda há a segregação no tocante a mobilidade urbana. Ou seja, além da remoção de suas casas, atualmente a população ainda tem que lidar com problemas relacionados ao transporte público – ambos direitos sociais fundamentais garantidos pela Constituição Federal de 1988. Nesse contexto, essa pesquisa se propõe a analisar o contexto histórico do Rio de Janeiro, a sua implicação no transporte público ferroviário e como esse pode ser um impedimento à cidadania carioca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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