Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22384
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Próxima estação: Santa Cruz. As desigualdades territorializadas e óbices à cidadania sob a ótica de experiências cotidianas no transporte ferroviário do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Thalita de Mattos
Orientador: Franzoni, Júlia Ávila
Resumo: A cidade do Rio de Janeiro, tão famosa por seus cenários de beleza e conhecida por ser grande propagadora de festas e eventos de acesso à cultura, num primeiro momento, pode aparentar ser acessível a todos os seus habitantes. No entanto, ocorre que a história é justamente a contrária – e sua própria cronologia comprova isso. O município foi historicamente formado com base na segregação territorial: desde o século XIX, com a então chegada da corte ao Brasil e sua política de apropriação de casas; durante o século XX, com enfoque aos atos de despejos realizados por Pereira Passos, vindo até os dias atuais, quando, além de ainda haver a segregação por meio de políticas de despejo e remoção, percebemos que ainda há a segregação no tocante a mobilidade urbana. Ou seja, além da remoção de suas casas, atualmente a população ainda tem que lidar com problemas relacionados ao transporte público – ambos direitos sociais fundamentais garantidos pela Constituição Federal de 1988. Nesse contexto, essa pesquisa se propõe a analisar o contexto histórico do Rio de Janeiro, a sua implicação no transporte público ferroviário e como esse pode ser um impedimento à cidadania carioca.
Palavras-chave: Direito à cidade
Direito ao transporte
Cidadania e Direito
Transporte ferroviário no Rio de Janeiro
Right to the city
Right to transportation
Citizenship and Law
Railroad transportation in Rio de Janeiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOMES, Thalita de Mattos. Próxima estação: Santa Cruz. As desigualdades territorializadas e óbices à cidadania sob a ótica de experiências cotidianas no transporte ferroviário do Rio de Janeiro. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMGomes.pdf1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.