Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22411
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Material didático com as lentes do letramento racial crítico: um estudo piloto
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Lilian Marques da Silva
Advisor: Tilio, Rogério Casanovas
Co-advisor: Coachman, Erika de Freitas
Abstract: O ensino de língua inglesa no Brasil se concentra em métodos voltados para uma cultura diferente da realidade brasileira. O que tem estado em debate no país, são as novas formas de ensino defendidas por Ferreira (2014) como “letramento racial crítico” – uma proposta que defende abordar a construção de ideias sobre raça e racismo dentro de sala de aula, de modo a tornar o ensino mais reflexivo por meio de materiais didáticos com assuntos vindos de nossa própria história, visto que a nossa população tem uma diversidade de culturas. O objetivo desta monografia é através de uma pesquisa qualitativa analisar três capítulos de um livro de gramática da língua inglesa considerado “um best seller” pela universidade de Cambridge, o English Grammar in Use (2019) do autor Raymond Murphy. A análise foi feita a partir dos conceitos de cunho decoloniais (KUMARAVADIVELU, 2016; WA THIONG’O, 1986; FERREIRA, 2014; GOMES, 2012; FLORES & ROSA, 2015, MIGNOLO, 2017). A bibliografia foi utilizada para responder às seguintes questões: até que ponto o material revisado leva à construção de indivíduos críticos? O material dialoga com o cotidiano dos estudantes brasileiros? Seria ideal para sala de aula? Por fim, foi observado que o material analisado segue os modelos tradicionais normativos, os quais perpetuam a neutralidade sem se preocupar com a contextualização do conteúdo abordado nos capítulos do livro, o que gera um distanciamento da abordagem decolonial proposta pelos autores que formam a bibliografia da análise deste trabalho.
Keywords: Língua inglesa
Estudo e ensino
Letramento racial
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Jan-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMSPereira.pdf359.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.