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dc.contributor.advisorGomes, Regina Souza-
dc.contributor.authorSantos, Jéssica Barbosa dos-
dc.date.accessioned2024-01-24T11:20:46Z-
dc.date.available2024-01-26T03:00:19Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22414-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPublicidade digitalpt_BR
dc.titleArgumentação e copy: análise semiótica do texto publicitário digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1262587694797645pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar qualitativamente os procedimentos argumentativos nos textos publicitários digitais com base no aporte teórico metodológico da semiótica de linha francesa. Nesse sentido, considera-se que “a argumentatividade é intrínseca à linguagem humana e que, portanto, todos os enunciados são argumentativos” (FIORIN, 2014, p.54). A análise dos textos publicitários digitais é necessária para o entendimento do funcionamento desse gênero bem como o seu fazer persuasivo que antes se veiculava majoritariamente nos meios de comunicação tradicionais. Assim, a execução dessa análise se deu pelo recorte do corpus de sete textos publicitários digitais publicados em páginas de vendas não tão conhecidas voltados ao público feminino e como esses textos se articulam argumentativamente para levar o enunciatário ao fazer consumir. Dessa forma, percebeu-se, entre outras, o uso de três estratégias argumentativas para persuadir o destinatário e transformá-lo em cliente, que iremos analisar neste trabalho, tais como (i) a combinação de temas e figuras que criam, através das figuras de linguagem, efeitos de realidade, (ii) a mobilização das paixões de vergonha, insatisfação e de alívio e (iii) as vozes do discurso e a intertextualidade tanto com textos avaliativos do consumidor sobre os produtos quanto com textos que se caracterizam como confiáveis no tema discursivo. Ademais, observou-se que o discurso, ao reproduzir uma ideologia presente na nossa sociedade, reforça, nos textos analisados, estereótipos sobre a mulher, especialmente, sobre o seu envelhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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