Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22414
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Argumentação e copy: análise semiótica do texto publicitário digital
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Jéssica Barbosa dos
Orientador: Gomes, Regina Souza
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar qualitativamente os procedimentos argumentativos nos textos publicitários digitais com base no aporte teórico metodológico da semiótica de linha francesa. Nesse sentido, considera-se que “a argumentatividade é intrínseca à linguagem humana e que, portanto, todos os enunciados são argumentativos” (FIORIN, 2014, p.54). A análise dos textos publicitários digitais é necessária para o entendimento do funcionamento desse gênero bem como o seu fazer persuasivo que antes se veiculava majoritariamente nos meios de comunicação tradicionais. Assim, a execução dessa análise se deu pelo recorte do corpus de sete textos publicitários digitais publicados em páginas de vendas não tão conhecidas voltados ao público feminino e como esses textos se articulam argumentativamente para levar o enunciatário ao fazer consumir. Dessa forma, percebeu-se, entre outras, o uso de três estratégias argumentativas para persuadir o destinatário e transformá-lo em cliente, que iremos analisar neste trabalho, tais como (i) a combinação de temas e figuras que criam, através das figuras de linguagem, efeitos de realidade, (ii) a mobilização das paixões de vergonha, insatisfação e de alívio e (iii) as vozes do discurso e a intertextualidade tanto com textos avaliativos do consumidor sobre os produtos quanto com textos que se caracterizam como confiáveis no tema discursivo. Ademais, observou-se que o discurso, ao reproduzir uma ideologia presente na nossa sociedade, reforça, nos textos analisados, estereótipos sobre a mulher, especialmente, sobre o seu envelhecimento.
Palavras-chave: Semiótica
Análise do discurso
Publicidade digital
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBSantos.pdf689.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.