Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22414
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Argumentação e copy: análise semiótica do texto publicitário digital
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Jéssica Barbosa dos
Tutor: Gomes, Regina Souza
Resumen: Este trabalho tem como objetivo analisar qualitativamente os procedimentos argumentativos nos textos publicitários digitais com base no aporte teórico metodológico da semiótica de linha francesa. Nesse sentido, considera-se que “a argumentatividade é intrínseca à linguagem humana e que, portanto, todos os enunciados são argumentativos” (FIORIN, 2014, p.54). A análise dos textos publicitários digitais é necessária para o entendimento do funcionamento desse gênero bem como o seu fazer persuasivo que antes se veiculava majoritariamente nos meios de comunicação tradicionais. Assim, a execução dessa análise se deu pelo recorte do corpus de sete textos publicitários digitais publicados em páginas de vendas não tão conhecidas voltados ao público feminino e como esses textos se articulam argumentativamente para levar o enunciatário ao fazer consumir. Dessa forma, percebeu-se, entre outras, o uso de três estratégias argumentativas para persuadir o destinatário e transformá-lo em cliente, que iremos analisar neste trabalho, tais como (i) a combinação de temas e figuras que criam, através das figuras de linguagem, efeitos de realidade, (ii) a mobilização das paixões de vergonha, insatisfação e de alívio e (iii) as vozes do discurso e a intertextualidade tanto com textos avaliativos do consumidor sobre os produtos quanto com textos que se caracterizam como confiáveis no tema discursivo. Ademais, observou-se que o discurso, ao reproduzir uma ideologia presente na nossa sociedade, reforça, nos textos analisados, estereótipos sobre a mulher, especialmente, sobre o seu envelhecimento.
Materia: Semiótica
Análise do discurso
Publicidade digital
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Espanhol

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JBSantos.pdf689.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.