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http://hdl.handle.net/11422/22454
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | França, Aniela Improta | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Anabela Paes | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T13:03:42Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22454 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicolinguística | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.title | A habilidade de revisão em crianças: como superam o efeito labirintinho? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3217127142809144 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1853240092243829 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lage, Aleria Cavalcante | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2019158514459509 | pt_BR |
dc.description.resumo | A compreensão de enunciados se dá a partir do uso de diversas pistas linguísticas e não linguísticas, acontecendo de forma on-line, ou seja, à medida que os constituintes das sentenças se tornam disponíveis. Entretanto, esse processamento em tempo real gera inúmeras ambiguidades sintáticas momentâneas, o que leva muitas vezes o ouvinte a se comprometer com interpretações iniciais que se mostram erradas mais tarde. Quando isso acontece, a pessoa tem que voltar para o ponto da ambiguidade e planejar outras resoluções cognitiva em prol de um sentido cabível. O momento de dúvida no qual se observam os sentidos ambíguos é denominado Efeito Labirinto (garden-path), que perdura até a pessoa se decidir por um sentido adequado. Um efeito semelhante ocorre com crianças: Efeito Labirintinho (kindergarten-path). Porém, diferentemente dos adultos, após perambularem entre opções, elas não conseguem voltar desse caminho errado e se decidirem por um sentido adequado, por ainda não serem capazes de revisar. Esse trabalho desdobrou-se, então, nas teorias que buscam explicar essa dificuldade de revisão, que apontam tanto para uma imaturidade cognitiva quanto para uma questão de habilidades linguísticas, relacionadas a restrições no contexto socioeconômico do indivíduo. Também se propõe a analisar as hipóteses estabelecidas acerca do momento no qual crianças e adultos passam a revisar da mesma forma. Para tal, foi feita uma extensa revisão da literatura disponível, desde o fenômeno do parsing em si até os estudos mais recentes que buscam testar as teorias mencionadas. Por fim, foi apresentada uma proposta de estudo do efeito labirintinho (kindergarten-path), com base nas reflexões desenvolvidas ao longo do trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
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