Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22454
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dc.contributor.advisorFrança, Aniela Improta-
dc.contributor.authorFernandes, Anabela Paes-
dc.date.accessioned2024-02-05T13:03:42Z-
dc.date.available2024-02-07T03:00:20Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22454-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicolinguísticapt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.titleA habilidade de revisão em crianças: como superam o efeito labirintinho?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3217127142809144pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1853240092243829pt_BR
dc.contributor.referee1Lage, Aleria Cavalcante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2019158514459509pt_BR
dc.description.resumoA compreensão de enunciados se dá a partir do uso de diversas pistas linguísticas e não linguísticas, acontecendo de forma on-line, ou seja, à medida que os constituintes das sentenças se tornam disponíveis. Entretanto, esse processamento em tempo real gera inúmeras ambiguidades sintáticas momentâneas, o que leva muitas vezes o ouvinte a se comprometer com interpretações iniciais que se mostram erradas mais tarde. Quando isso acontece, a pessoa tem que voltar para o ponto da ambiguidade e planejar outras resoluções cognitiva em prol de um sentido cabível. O momento de dúvida no qual se observam os sentidos ambíguos é denominado Efeito Labirinto (garden-path), que perdura até a pessoa se decidir por um sentido adequado. Um efeito semelhante ocorre com crianças: Efeito Labirintinho (kindergarten-path). Porém, diferentemente dos adultos, após perambularem entre opções, elas não conseguem voltar desse caminho errado e se decidirem por um sentido adequado, por ainda não serem capazes de revisar. Esse trabalho desdobrou-se, então, nas teorias que buscam explicar essa dificuldade de revisão, que apontam tanto para uma imaturidade cognitiva quanto para uma questão de habilidades linguísticas, relacionadas a restrições no contexto socioeconômico do indivíduo. Também se propõe a analisar as hipóteses estabelecidas acerca do momento no qual crianças e adultos passam a revisar da mesma forma. Para tal, foi feita uma extensa revisão da literatura disponível, desde o fenômeno do parsing em si até os estudos mais recentes que buscam testar as teorias mencionadas. Por fim, foi apresentada uma proposta de estudo do efeito labirintinho (kindergarten-path), com base nas reflexões desenvolvidas ao longo do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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