Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22454
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A habilidade de revisão em crianças: como superam o efeito labirintinho? |
Autor(es)/Inventor(es): | Fernandes, Anabela Paes |
Tutor: | França, Aniela Improta |
Resumen: | A compreensão de enunciados se dá a partir do uso de diversas pistas linguísticas e não linguísticas, acontecendo de forma on-line, ou seja, à medida que os constituintes das sentenças se tornam disponíveis. Entretanto, esse processamento em tempo real gera inúmeras ambiguidades sintáticas momentâneas, o que leva muitas vezes o ouvinte a se comprometer com interpretações iniciais que se mostram erradas mais tarde. Quando isso acontece, a pessoa tem que voltar para o ponto da ambiguidade e planejar outras resoluções cognitiva em prol de um sentido cabível. O momento de dúvida no qual se observam os sentidos ambíguos é denominado Efeito Labirinto (garden-path), que perdura até a pessoa se decidir por um sentido adequado. Um efeito semelhante ocorre com crianças: Efeito Labirintinho (kindergarten-path). Porém, diferentemente dos adultos, após perambularem entre opções, elas não conseguem voltar desse caminho errado e se decidirem por um sentido adequado, por ainda não serem capazes de revisar. Esse trabalho desdobrou-se, então, nas teorias que buscam explicar essa dificuldade de revisão, que apontam tanto para uma imaturidade cognitiva quanto para uma questão de habilidades linguísticas, relacionadas a restrições no contexto socioeconômico do indivíduo. Também se propõe a analisar as hipóteses estabelecidas acerca do momento no qual crianças e adultos passam a revisar da mesma forma. Para tal, foi feita uma extensa revisão da literatura disponível, desde o fenômeno do parsing em si até os estudos mais recentes que buscam testar as teorias mencionadas. Por fim, foi apresentada uma proposta de estudo do efeito labirintinho (kindergarten-path), com base nas reflexões desenvolvidas ao longo do trabalho. |
Materia: | Psicolinguística Aquisição da linguagem |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 5-dic-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Francês |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
APFernandes.pdf | 468.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.