Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22457
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amorim, Marcel Alvaro de | - |
dc.contributor.author | Versari, Victória Andrade Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T23:13:40Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22457 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Escrita criativa | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | O papel disruptivo da escrita literária no ensino de literaturas: uma experiência CApiana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3847631843846476 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Tiago Cavalcante da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3785256337722961 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este presente trabalho visa investigar a prática da escrita literária (sob influência da área da Escrita Criativa) na escola enquanto uma ferramenta metodológica do ensino de literaturas. Para isso, utiliza as proposições da Didática da Literatura e da Educação Literária, as quais focalizam os processos de ensino-aprendizagem dessa disciplina na educação básica e os avaliam sob a perspectiva dos participantes envolvidos nesse contexto. Os dados foram construídos a partir da análise interpretativista e qualitativa da entrevista narrativa de uma professora do CAp-UFRJ, em diálogo com sua ex-estagiária, sobre sua experiência com essa prática em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de 2022. Os dados revelaram que a prática de escrita literária na escola pode se configurar como uma metodologia de ensino, na medida em que auxilia os processos de aprendizagem da disciplina de Literatura, além de ser uma importante ferramenta para estimular o interesse pela literatura, contribuindo para a formação de leitores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VAFVersari.pdf | 364.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.