Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22457
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel disruptivo da escrita literária no ensino de literaturas: uma experiência CApiana
Autor(es)/Inventor(es): Versari, Victória Andrade Ferreira
Orientador: Amorim, Marcel Alvaro de
Resumo: Este presente trabalho visa investigar a prática da escrita literária (sob influência da área da Escrita Criativa) na escola enquanto uma ferramenta metodológica do ensino de literaturas. Para isso, utiliza as proposições da Didática da Literatura e da Educação Literária, as quais focalizam os processos de ensino-aprendizagem dessa disciplina na educação básica e os avaliam sob a perspectiva dos participantes envolvidos nesse contexto. Os dados foram construídos a partir da análise interpretativista e qualitativa da entrevista narrativa de uma professora do CAp-UFRJ, em diálogo com sua ex-estagiária, sobre sua experiência com essa prática em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de 2022. Os dados revelaram que a prática de escrita literária na escola pode se configurar como uma metodologia de ensino, na medida em que auxilia os processos de aprendizagem da disciplina de Literatura, além de ser uma importante ferramenta para estimular o interesse pela literatura, contribuindo para a formação de leitores.
Palavras-chave: Literatura
Estudo e ensino
Escrita criativa
Formação de leitores
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAFVersari.pdf364.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.