Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22457
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | O papel disruptivo da escrita literária no ensino de literaturas: uma experiência CApiana |
Autor(es)/Inventor(es): | Versari, Victória Andrade Ferreira |
Tutor: | Amorim, Marcel Alvaro de |
Resumen: | Este presente trabalho visa investigar a prática da escrita literária (sob influência da área da Escrita Criativa) na escola enquanto uma ferramenta metodológica do ensino de literaturas. Para isso, utiliza as proposições da Didática da Literatura e da Educação Literária, as quais focalizam os processos de ensino-aprendizagem dessa disciplina na educação básica e os avaliam sob a perspectiva dos participantes envolvidos nesse contexto. Os dados foram construídos a partir da análise interpretativista e qualitativa da entrevista narrativa de uma professora do CAp-UFRJ, em diálogo com sua ex-estagiária, sobre sua experiência com essa prática em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de 2022. Os dados revelaram que a prática de escrita literária na escola pode se configurar como uma metodologia de ensino, na medida em que auxilia os processos de aprendizagem da disciplina de Literatura, além de ser uma importante ferramenta para estimular o interesse pela literatura, contribuindo para a formação de leitores. |
Materia: | Literatura Estudo e ensino Escrita criativa Formação de leitores |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VAFVersari.pdf | 364.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.