Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/22459
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Convergências entre Lessing e a formação do gênero literário infantil : tradução de fábulas, análise e aplicação didática |
Autor(es)/Inventor(es): | Bezerra, Júlia Kovaliauskas |
Orientador: | Bragança Júnior, Álvaro Alfredo |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso, pretende demonstrar as divergências existentes entre os tipos de pensamento a partir do mesmo gênero literário — fábulas. A partir do conceito de fábula, que varia de acordo com as estruturas socioculturais ao longo dos tempos, foi traçado brevemente seu histórico, desde sua origem até a complementação de Lessing no século XVIII. As comparações realizadas baseiam-se em Esopo, Fedro e Lessing, com base na análise, tendo como fundamentos memória, cultura e ensinamentos, criou-se uma aplicação didática que instigue o pensamento crítico e autônomo dos alunos. Assim, este estudo pretende discutir a aplicação didática das fábulas, examinando sua relevância no contexto educacional contemporâneo. |
Palavras-chave: | Literatura alemã Tradução |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 12-Jan-2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Alemão |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JKBezerra.pdf | 367.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.