Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22459
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Convergências entre Lessing e a formação do gênero literário infantil : tradução de fábulas, análise e aplicação didática
Autor(es)/Inventor(es): Bezerra, Júlia Kovaliauskas
Orientador: Bragança Júnior, Álvaro Alfredo
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso, pretende demonstrar as divergências existentes entre os tipos de pensamento a partir do mesmo gênero literário — fábulas. A partir do conceito de fábula, que varia de acordo com as estruturas socioculturais ao longo dos tempos, foi traçado brevemente seu histórico, desde sua origem até a complementação de Lessing no século XVIII. As comparações realizadas baseiam-se em Esopo, Fedro e Lessing, com base na análise, tendo como fundamentos memória, cultura e ensinamentos, criou-se uma aplicação didática que instigue o pensamento crítico e autônomo dos alunos. Assim, este estudo pretende discutir a aplicação didática das fábulas, examinando sua relevância no contexto educacional contemporâneo.
Palavras-chave: Literatura alemã
Tradução
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jan-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Alemão

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JKBezerra.pdf367.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.