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http://hdl.handle.net/11422/22466
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Aquisição de perfect universal, resultativo e experiencial associado ao passado no português do Brasil |
Autor(es)/Inventor(es): | Nascimento, Wine Costa do |
Tutor: | Martins, Adriana Leitão |
Tutor : | Rebouças, Érica Silva |
Resumen: | O objetivo geral deste trabalho é contribuir para a descrição do processo de aquisição do português do Brasil (PB). O objetivo específico é investigar a aquisição de perfect universal (PU), perfect experiencial (PEx) e perfect resultativo (PRes) associados ao passado no PB através da análise da emergência das realizações morfossintáticas desses tipos de perfect na produção infantil. Dessa maneira, busca-se responder questões como: (i) quais os tipos de perfect associados ao passado são mais utilizados na fala de crianças em processo de aquisição de linguagem?, (ii) quais as realizações morfossintáticas são primeiramente utilizadas para realizar esses tipos de perfect quando associados ao passado?, (iii) quais dessas realizações são mais comuns na produção de crianças falantes do PB? e (iv) quais tipos de perfect associado ao passado são primeiramente realizados na produção de crianças adquirindo o PB? A hipótese deste trabalho é a de que a emergência das realizações de perfect associado ao passado nessa língua se dá de acordo com a seguinte ordem: primeiramente, PRes, depois, PU e, finalmente, PEx. A metodologia utilizada foi a análise de dados longitudinais retirados da plataforma CHILDES de 7 crianças adquirindo o PB. A idade média de início das transcrições para essas crianças é de 5 anos e 2 meses e a idade média de fim é de 8 anos e 6 meses. Na amostra, foram verificadas as realizações verbais e adverbiais em contexto de veiculação de PU, PRes e PEx associados ao passado descritas em Sant’Anna (2021) para a produção adulta do PB. Constatou-se que o tipo de perfect mais realizado na amostra das crianças foi o PRes e que, para a realização de PU, a morfologia mais utilizada foi a de pretérito imperfeito e, para a realização de PRes e PEx, a de pretérito mais-que-perfeito composto. Os resultados não possibilitam a refutação ou confirmação de nossa hipótese, uma vez que os dados analisados revelam divergências significativas quanto ao primeiro tipo de perfect associado ao passado produzido por cada criança. Discute-se que os resultados quanto às morfologias mais empregadas na realização de PU, PRes e PEx corroboram os argumentos de Sant’Anna (2021) de que essas são as prototípicas para expressar cada um desses tipos de perfect. |
Materia: | Língua portuguesa Português brasileiro Aquisição da linguagem |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 25-ene-2024 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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