Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22467
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAmorim, Marcel Alvaro de-
dc.contributor.authorSilva, Vitória Paulino da-
dc.date.accessioned2024-02-07T13:44:44Z-
dc.date.available2024-02-09T03:00:19Z-
dc.date.issued2024-01-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22467-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectEscrita literáriapt_BR
dc.titleEscrita literária/criativa como abordagem de ensino: uma proposta didática para tornar os alunos escritores de suas próprias históriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3847631843846476pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5764941005810224pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Isabela Feliciano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5926715926058175pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa a elaborar uma unidade didática para o trabalho com a escrita literária/criativa – em específico, o gênero conto – para alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. Para isso, parte de uma concepção interacional da linguagem (ANTUNES, 2003), que reflete na ativa participação do aluno no desenvolvimento de seus saberes linguísticos, e, também, de discursos acadêmicos e oficiais sobre a produção textual, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Currículo Municipal do Rio de Janeiro. Essa proposta pedagógica baseia-se no conceito de Escrita Criativa, entendendo-a como uma prática eficaz que visa formar leitores e escritores críticos. A metodologia empregada para a criação da unidade didática segue a abordagem da Sequência Expandida, conforme proposta por Rildo Cosson (2009), a qual busca uma nova experiência com o objetivo literário. É importante destacar que esta unidade didática ainda não foi implementada na escola municipal em questão. Contudo, acreditamos que, ao ser aplicada, ela poderá gerar efeitos positivos para a formação de leitores ativos e críticos no ambiente educacional básico. Assim, concluímos que a prática da escrita literária/criativa na escola pode configurar-se como uma abordagem valiosa nas aulas de Literatura e Língua Portuguesa, contribuindo para a formação de leitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VPSilva.pdf288.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.