Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22467
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amorim, Marcel Alvaro de | - |
dc.contributor.author | Silva, Vitória Paulino da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T13:44:44Z | - |
dc.date.available | 2024-02-09T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22467 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Escrita criativa | pt_BR |
dc.subject | Escrita literária | pt_BR |
dc.title | Escrita literária/criativa como abordagem de ensino: uma proposta didática para tornar os alunos escritores de suas próprias histórias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3847631843846476 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5764941005810224 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Isabela Feliciano | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5926715926058175 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa a elaborar uma unidade didática para o trabalho com a escrita literária/criativa – em específico, o gênero conto – para alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. Para isso, parte de uma concepção interacional da linguagem (ANTUNES, 2003), que reflete na ativa participação do aluno no desenvolvimento de seus saberes linguísticos, e, também, de discursos acadêmicos e oficiais sobre a produção textual, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Currículo Municipal do Rio de Janeiro. Essa proposta pedagógica baseia-se no conceito de Escrita Criativa, entendendo-a como uma prática eficaz que visa formar leitores e escritores críticos. A metodologia empregada para a criação da unidade didática segue a abordagem da Sequência Expandida, conforme proposta por Rildo Cosson (2009), a qual busca uma nova experiência com o objetivo literário. É importante destacar que esta unidade didática ainda não foi implementada na escola municipal em questão. Contudo, acreditamos que, ao ser aplicada, ela poderá gerar efeitos positivos para a formação de leitores ativos e críticos no ambiente educacional básico. Assim, concluímos que a prática da escrita literária/criativa na escola pode configurar-se como uma abordagem valiosa nas aulas de Literatura e Língua Portuguesa, contribuindo para a formação de leitores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VPSilva.pdf | 288.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.